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LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA-CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA turma T1

Apresentação

Ler e escrever são competências basilares para o sucesso educativo e pessoal das crianças/alunos. A presença de dificuldades de linguagem prévias e a identificação de dificuldades nos estádios preparatórios (JI) e iniciais (1.º e 2.º anos de escolaridade) de exposição à leitura e escrita podem comprometer o desenvolvimento da compreensão leitora e da produção escrita (Bishop et al, 2017). Cada vez mais as crianças quando iniciam o seu percurso na educação pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico revelam muitas dificuldades na linguagem oral, na produção dos sons da fala e no uso de funções comunicativas adequadas ao contexto. Estas lacunas têm repercussões na aprendizagem da linguagem escrita. Reconhecendo a importância do desenvolvimento de competências e de ferramentas que visem colmatar, de forma eficiente, as dificuldades de leitura e de escrita apresentadas pelas crianças/alunos é de extrema relevância que os educadores/professores se munam de ferramentas suportadas em conhecimento teórico (científico), relativo a práticas educativas baseadas em evidência científica, de modo a que possam conduzir a sua ação educativa de forma mais eficiente.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

No decorrer deste curso procurar-se-á: - Conhecer as diferentes etapas do desenvolvimento da linguagem; - Detetar precocemente perturbações da linguagem oral; - Compreender a relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita; - Partilhar estratégias apropriadas ao desenvolvimento dos diferentes domínios de consciência fonológica; - Identificar sinais de alerta relativos a perturbações da linguagem escrita; - Dotar os educadores e professores de ferramentas que possibilitem a adoção de metodologias de intervenção adequadas a cada problemática

Conteúdos

Conhecer as bases teóricas fundamentais: ● aquisição da linguagem ( 1.ª e 2.ª sessão); ● perturbações da linguagem oral (3.ªsessão) ● relação oralidade-escrita ( 4.ª sessão); ● estratégias de consciência fonológica (5.ª e 6.ª sessão) ● sinais de alerta e ferramentas de atuação (7.ª sessão

Metodologias

teórico-expositiva (apresentações das formadoras); Argumentativa (debates e trabalhos de grupo); Trabalho colaborativo; Demonstrativa (exemplificação de práticas). Atividades realizadas com as crianças/alunos de acordo com as competências abordadas na formação.

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se na participação nas sessões e no trabalho final realizado com o grupo/turma. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.

Bibliografia

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016) Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (1.º Ciclo)

Observações

17,24 DE SETEMBRO 1,8,15,22 E 29 DE OUTUBRO 3H/ SESSÃO , ENTRE AS 17.00H E AS 20.00H 5 DE NOVEMBRO- SESSÃO DE 4H 16.00H-20.00H

Formador

Carla Marina Agrelos Martins

Ana Clarinda Baptista Fernandes Teixeira

Início: 17-09-2024
Fim: 05-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124678/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Francisco Lopes, SALA 1.11