518

CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA turma T1

Apresentação

“Muitos dos fracassos escolares não seriam considerados como tal se a criatividade dos alunos fosse uma mais-valia na escola.” Alberca (2012). Todas as crianças podem ser Einstein. Lisboa: Planeta Manuscrito. Num mundo em constante mudança, a criatividade é fundamental para que os jovens se preparem para um futuro para o qual a maioria das profissões ainda não foram inventadas. Considerando a conjetura atual relativa ao nível de desenvolvimento emocional, cognitivo e de concentração dos nossos adolescentes e jovens, e verificando-se sintomas de isolamento social e dificuldades de socialização e a desadequação de Comportamentos, o Serviço de Juventude do Município de Olhão preparou para os professores dos agrupamentos de escolas do Centro de Formação Ria Formosa, uma série de jogos e exercícios, que pretendem fornecer aos professores, ferramentas práticas para incentivar os jovens a treinar a criatividade em sala de aula, enquanto desenvolvem e treinam a sua própria criatividade para aplicar nos contextos que entender como convenientes.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

Refletir de que forma pode a criatividade ser suporte no processo de ensino-aprendizagem; Explorar conceitos e técnicas diversificados de criatividade; Aplicar novas ferramentas de criatividade em sala de aula.

Conteúdos

A criatividade enquanto fator comum na preparação para as profissões que ainda não foram inventadas. Pensar diferente, ser mente criativa, não ter medo de errar. A criatividade enquanto estímulo e fator motivacional de aprendizagem. Partilha e experimentação de exercícios que fomentam a criatividade dos participantes.

Observações

4,5,6 de junho das 18h às 20

Formador

Sara Gomes Brito Feio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-06-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
Início: 04-06-2024
Fim: 06-06-2024
Acreditação: Registo 380 CD nº40 27.05.2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Casa da Juventude de Olhão