515

A GINÁSTICA NOS PRIMEIROS ANOS turma T1

Apresentação

A Ginástica está na base de muitos dos padrões motores que irão ser mobilizados em diversas atividades físicas e desportivas, ao longo da vida. Assim, torna-se particularmente relevante que se proporcione aos alunos, desde os primeiros anos de escolaridade, a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades gímnicas, para além de hábitos de vida saudável. Através da realização deste curso de formação, destinado a docentes dos grupos de recrutamento 110, 260 e 620, pretendemos contribuir para a capacitação destes docentes para a abordagem da Ginástica com alunos dos diferentes anos de escolaridade.

Destinatários

110, 260

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110, 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110, 260.

Objetivos

• Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nos Padrões Motores Gímnicos (PMG’s) e suas regras mecânicas do movimento, como base transversal da ginástica; • Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, à abordagem jogada dos 3 F’s da Ginástica (Fun, Fitness, Fundamentals) • Saber demonstrar técnicas de base/partes/detalhes dos elementos; • Saber preparar, organizar e aplicar a estrutura e conteúdos da aula, conforme a faixa etária; • Saber intervir e coordenar a intervenção dos 6 aos 9 anos e dos 9 aos 12/17; • Dominar a metodologia de formação inicial dos padrões de movimentos gímnicos (PMG’s)

Conteúdos

• Abertura e Informações do Curso… (Teórica) 1h00m • Filosofia Educacional (Teórica) 1h00m • FUN (Jogos – Teórica/Prática) 2h00m • FITNESS (Capacidade Física – Teórica/Prática) 1h30m • Origens da Ginástica (Teórica) 0h45m • FUNDAMENTOS (Padrões Motores Gímnicos - Teórica) 0h45m • Posições Estacionárias (Prática) 2h00m • Ensino e Aprendizagem (Teórica) 1h00m • Receções (Prática) 2h30m • Saltos (Prática) 1h30m • Locomoções (Prática) 1h30m • Rotações e Balanços (Prática) 1h30m • Manipulações de Aparelhos Portáteis (Prática) 1h00m • Como organizar as aulas (Teórica) 1h00m • Como organizar as aulas (Prática) 2h00m • Avaliação Teórica 1h00m • Avaliação Prática 3h00m Total 25h 00m

Metodologias

Formação teórica: Nas sessões teóricas serão abordadas as matérias referentes à organização do programa tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do ginasta. Formação teórica/prática: Esta é uma ação bastante prática, onde para além de formar os formandos para a sua intervenção como monitores ou técnicos pretende-se que estes experimentem e sintam como é divertida a prática de ginástica. Serão abordados as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos gímnicos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos. Deste modo será mais fácil cativar os alunos para uma abordagem menos rígida para a aprendizagem e execução das tarefas gímnicas constantes nos programas de educação física.

Avaliação

A avaliação dos formandos seguirá os critérios aprovados pelo Centro de Formação, traduzindo-se numa escala quantitativa de 10 valores e numa escala qualitativa, de acordo com a legislação em vigor. Será solicitada, aos formandos, a elaboração de um plano de aula para um padrão motor gímnico, bem como a sua demostração prática.

Bibliografia

Gymnastics Foundations – Russel, Keith. Gymnastics Canada, 2008. (Direitos de tradução adquiridos para Língua Portuguesa, pela Federação de Ginástica de Portugal)Up and Down All Around, Series A – Russel, Keith et all. Gymnastics Canada (Direitos de tradução adquiridos para Língua Portuguesa, pela Federação de Ginástica de Portugal).

Observações

09/04/2024 – 20h00 1h Online síncrona 10/04/2024 – 20h00 1h30 Online síncrona 16/04/2024 – 20h00 1h30 Online síncrona 17/04/2024 – 20h00 1h Online síncrona 23/04/2024 – 20h00 1h30 Online síncrona 27/04/2024 – 10h00 5h Presencial 30/04/2024 – 20h00 1h30 Online síncrona 04/05/2024 – 10h00 5h Presencial 4h Online assíncrona 08/05/2024 - 20h00 1h Online síncrona

Formador

Paulo Vasco Anacleto Barata

António José Ferreira Lourenço

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-04-2024 (Terça-feira) 20:00 - 21:00 1:00 Online síncrona
2 10-04-2024 (Quarta-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona
3 16-04-2024 (Terça-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona
4 17-04-2024 (Quarta-feira) 19:30 - 20:30 1:00 Online síncrona
5 23-04-2024 (Terça-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona
6 27-04-2024 (Sábado) 10:00 - 16:00 6:00 Presencial
7 30-04-2024 (Terça-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona
8 04-05-2024 (Sábado) 10:00 - 16:00 6:00 Presencial
9 08-05-2024 (Quarta-feira) 19:30 - 20:30 1:00 Online síncrona
10 10-05-2024 (Sexta-feira) 19:30 - 23:30 4:00 Presencial
Início: 09-04-2024
Fim: 08-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123250/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Pavilhão da escola Joaquim de Magalhães e on line