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Não docente - MEDIAR LEITURAS CULTIVANDO LEITORES CURIOSOS, REFLEXIVOS E CRÍTICOS turma T1

Apresentação

Os últimos anos letivos apresentaram desafios particularmente complexos no que concerne ao ensino / aprendizagem da literacia da leitura, quer pela omnipresença do digital, quer pela necessária recuperação das aprendizagens, ou pelo surgimento de inúmeros casos de desmotivação e perturbações comportamentais, notando-se ainda o agravamento das desigualdades. Para além disso, os resultados dos exames PISA comprovam que muitas das práticas levadas a cabo pela escola e pelas bibliotecas não contribuem de forma eficaz para a maturação dos alunos / leitores. A formação é fundamental para se encontrar respostas para estas problemáticas emergentes. Esta formação é pertinente para dotar os profissionais da Educação de um conhecimento profundo e vasto da literatura para a infância e juventude, bem como de metodologias e recursos eficazes para a formação de leitores reflexivos, críticos e competentes, isto é, de cidadãos informados e participativos.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Dotar os técnicos e assistentes de bibliotecas de um conjunto de saberes teórico-práticos fulcrais para a promoção e mediação da leitura junto dos jovens; Proporcionar o conhecimento e a discussão de um variado acervo representativo da produção editorial nacional e estrangeira para a infância e juventude; Fomentar estratégias para a melhoria das próprias atividades e projetos de promoção e mediação da leitura e da escrita.

Conteúdos

1.       Definição de conceitos: Promoção, Animação e Mediação da Leitura; 2.       A criação e manutenção de lugares de leitura; 3.       Experiências de leitura profundas e significativas; 4.       O papel do professor / mediador; 5.       A importância dos textos mentores; 6.       Releitura e coconstrução de sentido(s); 7.       Leitura, análise e discussão de literatura para a infância e juventude; 8.       Seleção de acervos; 9. Avaliação de projetos e atividades de mediação leitora.

Metodologias

Numa abordagem teórico-prática, em constante diálogo e com exemplos concretos, iremos pensar de que forma podemos conceber e dinamizar projetos de leitura e escrita abrangentes e fluídos, em ambientes ricos e diversificados, capazes de fomentar experiências de leitura profunda. Veremos também como articular analógico e digital de maneira a promover uma verdadeira integração das capacidades críticas. Por fim, selecionaremos um pequeno acervo pessoal de qualidade, para a promoção da leitura e da escrita no século XXI.

Formador

Cláudia Matos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-03-2024 (Terça-feira) 09:30 - 17:00 7:30 Presencial
Início: 19-03-2024
Fim: 19-03-2024
Acreditação: DGAE/1142/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biblioteca Municipal de Faro 09:30 às 12:30 e 14:00-17:00