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ADAPTAÇÕES CURRICULARES NÃO SIGNIFICATIVAS E RELATÓRIOS TECNICO PEDAGÓGICO - LEI 116/2019 turma T1

Apresentação

Transmitir aos Técnicos Superiores os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Identificar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e alunos ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. Os técnicos têm um papel preponderante na aprendizagem, educação e desenvolvimento das crianças, jovens e adolescentes no seio escolar, no âmbito da Educação Inclusiva.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Capacitar os técnicos superiores para a compreensão e elaboração do Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) proposto Lei n.º 116/2019. Capacitar os técnicos superiores para a compreensão, planificação e operacionalização da medida seletiva b) Adaptações Curriculares Não Significativas (ACNS).

Conteúdos

"Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro; Manual de apoio à prática da Educação Inclusiva; FAQs; Aprendizagens essenciais; Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória."

Metodologias

A metodologia a utilizar assenta em duas vertentes: teórica e prática. Exploração dos temas propostos, com adequado suporte teórico. A componente teórica utiliza o método expositivo e pretende envolver os formandos em discussão/reflexão acerca de conceitos e práticas. A componente prática é fundamental nesta ação de formação e engloba momentos de casos práticos por parte dos formadores, seguindo-se a prática por parte dos formandos. A metodologia a utilizar será o método demonstrativo e ativo onde através de exercícios dinâmicos se pretende a obtenção de conhecimentos.

Bibliografia

Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro; Manual de apoio à prática da Educação Inclusiva; FAQs; Aprendizagens essenciais; Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Formador

Helena Cristina Mendonça Coelho de Sousa

Hermínia Maria Nunes Santos Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-03-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 06-03-2024
Fim: 13-03-2024
Acreditação: DGAE/1143/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento Pinheiro e Rosa