ELABORAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO CURRICULAR turma T1
Apresentação
Segundo Roldão (2018), a gestão, em qualquer campo, é, essencialmente, um processo de tomada de decisões orientado para as finalidades que se pretendem atingir. Trata-se, portanto, de um processo que implica analisar a situação que se apresenta e confrontá-la com o que se pretende conseguir. Dessa análise, resulta a identificação de alguns caminhos possíveis, que têm de ser ponderados quanto à sua viabilidade, possibilidades de sucesso, riscos, etc. Esta formação, tendo em consideração os pressupostos anteriormente referidos, pretende ter como resultado a elaboração do projeto educativo de Agrupamento, à luz da sua visão pedagógica, opções curriculares e modos de organização
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Construir / Atualizar a visão pedagógica para o Agrupamento, tendo como suporte os documentos legais em vigor; Agir sobre contextos e situações para que a sua apropriação seja integradora e tenha resposta no Projeto Educativo; Estabelecer prioridades a partir da identificação de pontos fracos e fortes; Propor estratégias de análise dos modos de organização da escola / Agrupamento e os seus meios de concretização; Definir processos e produtos de monitorização dos ciclos de avaliação.
Conteúdos
1. “Design” do Projeto Educativo do Agrupamento, tendo em consideração os seguintes itens: 1.1. Caracterização do contexto de intervenção. 1.2. Identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. 1.3. Definição de um plano de acção 1.3.1. Definição da estratégia e meios para concretização. 1.3.2. Definição da estratégia de avaliação do Projeto Educativo. 1.4. Elaboração Final do Projeto Educativo. 1.5. Divulgação do Projeto Educativo aos vários membros do Agrupamento.
Metodologias
Esta Oficina de Formação tem como fim a conceção, a construção e a operacionalização do Projeto Educativo do Agrupamento. Os membros da equipa do Projeto Educativo delinearão um plano de ação, dividirão tarefas e dar-lhes-ão cumprimento. A ação realizar-se-á em sessões presenciais conjuntas e trabalho autónomo dos/as formandos/as, assim organizados: a) sessões presenciais conjuntas, para enquadramento teórico e/ou normativo-legal, elaboração de metodologias e/ou de instrumentos e materiais e organização do desempenho dos/as formandos/as por referência a essas metodologias e/ou instrumentos e materiais; b) trabalho autónomo, para concretização no terreno, em contexto, das decisões, estratégias e técnicas estabelecidas e aplicação, bem como aferição inicial dos resultados desta, dos materiais e recursos gizados no passo anterior; essa concretização e tal aplicação devem ser acompanhadas de um registo capaz de vir a sustentar uma reflexão consistente e de gerar, na fase subsequente, uma discussão dos resultados obtidos; c) sessões presenciais conjuntas, para apresentação dos resultados obtidos pelos/as diversos/as formandos/as e, desta maneira, produzir a síntese do documento final a apresentar como produto do trabalho conjunto.
Avaliação
Participação: (15%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta, assiduidade e pontualidade. Produtividade: (60%) – Qualidade – uso de metodologias de investigação-formação, centradas na realidade experimental, resolução de problemas, relacionamento de saber e fazer. - Aplicação centrada na realidade experimental/contexto profissional – trabalho final/relatório do projeto; pertinência, rigor, clareza, aprofundamento, autonomia, resolução de problemas, reflexão crítica, apresentação formal. - Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (25%) – Partilha, cooperação (realização de interesses pessoais e grupais), relacionamento interpessoal e prestação e integração de feedback.
Modelo
PASTA - Nº 22-2020 Separador 3
Bibliografia
Roldão M.C. e Almeida S. (2018). Gestão Curricular para a Autonomia das Escolas e Professores. Lisboa: DGE. Pacheco, J.A. & Morgado, J.C. (2003). Construção e avaliação do projecto curricular de escola. Porto: Porto Editora. Trindade R. (2018). Autonomia, Flexibilidade e Gestão Curricular. LEYA Educação https://www.leyaeducacao.com/ UNESCO (2016). Repensar a Educação – Rumo a um bem comum mundial? Brasília: UNESCO. Decreto-Lei nº 55 /2018, de 6 de julho Diário da República n.º 129/2018, Série I.
Observações
Exclusiva a professores do Agrupamento Tomás Cabreira
Formador
Liliana Bento Canada
Carlos Alexandre Francisco Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-11-2020 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | presencial |
2 | 24-11-2020 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | presencial |
3 | 02-12-2020 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-12-2020 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-01-2021 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 12-01-2021 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-01-2021 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-01-2021 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |