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COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS NA INFÂNCIA turma T1

Apresentação

Tem vindo a aumentar a prevalência e a persistência de perturações mentais, problemas de comportamento e problemas sociais que afectam as crianças e os jovens, o que pode ser um preditor de problemas de saúde mental na idade adulta. Estes problemas manifestam-se em consequências familiares, individuais e sociais significativas. Os efeitos destes tipo de problemas no desempenho escolar é algo a ter em atenção, pois está associado a desempenho académico inferior, problemas disciplinares a absentismo, abandono escolar e retenção. Neste sentido, torna-se fundamental implementar estratégias de prevenção e promoção da saúde psicológica nas escolas. Uma dessas estratégias passa pelo desenvolvimento de ações de formação e sensibilização dos elementos da comunidade escolar, como os profissionais que atuam diretamente com os alunos. Além destes aspetos, esta ação foi incluída no plano de atividades porque o seu tema foi identificado no levantamento das necessidades formativas do CFAE Ria Formosa. Os assistentes técnicos e os assistentes operacionais têm um contacto direto e uma relação e papel priveligiado na vida escolar dos alunos, podendo ter um impacto bastante positivo nestes e em outros elementos da escola. Tendo em conta este ponto de vista, é importante abordar vários temas relacionados com a saúde mental para que eles desenvolvam competências e se sintam mais capazes de lidar com situações relacionadas com esta área. O desenvolvimento de ações de formação na área da saúde mental pode ser assim benéfico a vários níveis: individual (pessoa/formando); profissional (exercício da profissão) e social (comunidade escolar). Além disso, este tema foi identificado no levantamento realizado pelo Centro de Formação Ria Formosa para perceber as necessidades formativas das escolas pelo que ainda se mostra mais pertinente abordá-lo.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Definir conceitos básicos de saúde mental. Definir conceitos básicos de saúde mental infantil. Refletir acerca dos desafios a nível do diagnóstico de uma doença mental. Definir alguns pressupostos sobre o desenvolvimento. Identificar situações que podem comprometer a saúde mental infantil. Refletir acerca da prevenção em saúde mental infantil tendo em conta diferentes perspetivas. Definir o processo saúde-doença tendo em conta a perspectiva cognitivo-comportamental. Identificar comportamentos disfuncionais que podem ocorrer na infância. Refletir acerca do impacto da vida profissional na saúde mental. Refletir acerca do papel da escola na saúde mental infantil.

Conteúdos

As horas teóricas contemplam os momentos em que são transmitidos conhecimentos aos formandos e as horas práticas contemplam as atividades práticas que irão ser realizadas ao longo do curso, nomeadamente: momentos de discussão; análise de casos; dinâmicas de grupo e uma reflexão crítica individual com base num texto. • Saúde mental (2 horas téóricas + 1 prática) • Conceito de saúde mental • Conceito de perturbação mental • Conceito de estruturação psíquica • Conceito de personalidade • Conceito de estratégias de coping • Normal e patológico • Comportamento • Comportamento disfuncional • Pensamento • Pensamento disfuncional • Saúde mental infantil (8 horas teóricas + 4 práticas) • Fatores de risco e fatores de proteção • Conceito de resiliência • Desenvolvimento • Fatores que influenciam o desenvolvimento • Perspetivas sobre o desenvolvimento • Perspetiva sistémica • Perspetiva biopsicossociológica • Criança vulnerável e em risco • Situações que podem comprometer a saúde mental infantil • Psicopatologia do desenvolvimento • Processos de saúde-doença • Perspetiva cognitivo-comportamental

Bibliografia

Marcelli, D. (1998). Manual de Psicopatologia da Infância de Ajuriaguerra. 5a Edição. Porto Alegre: Artmed. Loureiro, V. L. (2018). Intervenção Precoce na Infância: da abordagem centrada na família às práticas. [Trabalho de projeto em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu]. Repositório aberto do Instituto Politécnico de Viseu. http://hdl.handle.net/10400.19/6068 Matos, M. P., Machado, M. do C., Raimundo, R., Moleiro, P., Figueiras, M. J. & Neufeld, C. B, (2018). Prevenção e Promoção na Saúde Mental das Crianças, Adolescentes e Jovens: Tertúlia de reflexão. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9:2, 13-25. Carvalho, J. D., (2018). Percursos da resiliência: o papel da descriminação percebida.[Tese de Mestrado da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa]. Repositório aberto da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/37123 Costa, C. F. da., Limberger, J., Frantz, M. F., Donelli, T. M. S., Mosmann, C.

Formador

Daniela Palma Balbina

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-03-2024 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 25-03-2024 (Segunda-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
3 26-03-2024 (Terça-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 26-03-2024 (Terça-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
5 27-03-2024 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 27-03-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 25-03-2024
Fim: 27-03-2024
Acreditação: DGAE/1018/2023
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Agrup. Alberto Iria Auditório 9.30-12.30/14.00-16.00