“MEDIAR LEITURAS CULTIVANDO LEITORES CURIOSOS, REFLEXIVOS E CRÍTICOS” turma T1
Apresentação
Os últimos anos letivos apresentaram desafios particularmente complexos no que concerne ao ensino / aprendizagem da literacia da leitura, quer pela omnipresença do digital, quer pela necessária recuperação das aprendizagens, ou pelo surgimento de inúmeros casos de desmotivação e perturbações comportamentais, notando-se ainda o agravamento das desigualdades. Para além disso, os resultados dos exames PISA comprovam que muitas das práticas levadas a cabo pela escola e pelas bibliotecas não contribuem de forma eficaz para a maturação dos alunos / leitores. Para dar resposta a estes problemas, é importante dotar os docentes de um conhecimento profundo e vasto da literatura para a infância e juventude, bem como de metodologias e recursos eficazes para a formação de leitores reflexivos, críticos e competentes, isto é, de cidadãos informados e participativos. Numa abordagem teórico-prática, em constante diálogo e com exemplos concretos, iremos pensar de que forma podemos conceber e dinamizar projetos de leitura e escrita abrangentes e fluídos, em ambientes ricos e diversificados, capazes de fomentar experiências de leitura profunda. Veremos também como articular analógico e digital de maneira a promover uma verdadeira integração das capacidades críticas. Por fim, selecionaremos um pequeno acervo pessoal de qualidade, para a promoção da leitura e da escrita no século XXI.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Dotar os docentes de um conjunto de saberes teórico-práticos fulcrais para a promoção e mediação da leitura junto dos jovens; - Proporcionar o conhecimento e a discussão de um variado acervo representativo da produção editorial nacional e estrangeira para a infância e juventude; - Fomentar estratégias para a melhoria das próprias atividades e projetos de promoção e mediação da leitura e da escrita.
Conteúdos
1. Definição de conceitos: Promoção, Animação e Mediação da Leitura; 2. A criação e manutenção de lugares de leitura; 3. Experiências de leitura profundas e significativas; 4. O papel do professor / mediador; 5. A importância dos textos mentores; 6. Releitura e coconstrução de sentido(s); 7. Leitura, análise e discussão de literatura para a infância e juventude; 8. Seleção de acervos; 9. Avaliação de projetos e atividades de mediação leitora.
Observações
Paula Cristina Pereira Jacinto Cusati POSSUI LICENCIATURA EM: Línguas e Literaturas Modernas (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa) POSSUI PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO EM: - Especialização em Ensino das Línguas Estrangeiras (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa); - Pós-Graduação em Livro Infantil (FCSH da Universidade Católica); - Parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil (Universidade de Castilla-La Mancha, Espanha) e Cláudia Isabel Paquete de Matos Possui MESTRADO em Ciências Documentais, no Ramo de Biblioteca e Documentação (UALG); Possui o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO em Ciências Documentais, no Ramo de Biblioteca e Documentação (UALG); Possui LICENCIATURA em Estudos Portugueses, variante línguas e literaturas modernas (UALG).
Formador
Cláudia Matos
Paula Cristina Pereira Jacinto Cusati
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-03-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 17:00 | 7:30 | Presencial |