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MANIFESTA-TE turma T1

Apresentação

Esta formação do Plano Nacional das Artes apresenta um recurso pedagógico para a construção de um Manifesto. Pretende ser uma ferramenta, para mobilizar as escolas e as comunidades, para trabalhar as questões da sustentabilidade, para uma educação para a cidadania. A realização de Manifestos tem o propósito de capacitar os professores, para que junto dos jovens promovam uma atitude crítica, criativa e cívica. Nas escolas é preciso assumir o compromisso de dar voz às inquietações dos alunos, de atender à urgência da ação pelos desígnios do presente. Aprender a desenvolver projetos dirigidos para a consciência individual e pública, a apresentar e defender ideias, criando espaços de questionamento e liberdade, construindo manifestos que coloquem os jovens como agentes da mudança, pela sustentabilidade e pelo equilíbrio. O Plano Nacional das Artes quer contribuir para este propósito, acreditando que através das culturas e das artes temos um poderoso meio para unir pessoas e contribuir para a mudança — enquanto impulsionadoras de envolvimento e de sentido crítico. Fazer a diferença no modo de agir, criar empatia e sentido crítico, valorizando os processos criativos, contribuindo para o desenvolvimento das competências enunciadas no PASEO, através de um Manifesto — incentivar a participação ativa e tomar consciência da dimensão social dos problemas do presente, para fazer a diferença, para ajudar a criar um mundo melhor e mais justo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

I. Mobilizar as escolas e as comunidades, para trabalhar as questões da sustentabilidade e cidadania; II. Explorar diferentes linguagens expressivas e o desenvolvimento de aprendizagens, mediante processos gráficos e plásticos. III. Promover atitudes críticas, criativas e cívicas; IV. Aprender a desenvolver projetos dirigidos para a consciência individual e pública, a apresentar e defender ideias; V. Desenvolver estratégias pedagógicas para a construção de um Manifesto; VI. Criar espaços de questionamento e liberdade, construindo manifestos que coloquem os jovens como agentes da mudança, pela sustentabilidade e pelo equilíbrio.

Conteúdos

- Manifestos; - Sustentabilidade; - Cidadania cultural; - Consciência individual e pública; - Linguagens expressivas; - Processos gráficos e plásticos.

Formador

Sara Maria Durães Gartner Velasco

Maria João dos Santos Sampaio e Castro Tudela

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-04-2024 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 19-04-2024
Fim: 19-04-2024
Acreditação: Registo 373 CD nº39 05.02.2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Casa do Jardim da Alameda