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LABORATÓRIO BORA LÁ LABORAR (TEATRO DO FERRO) turma T1

Apresentação

Teatro de Ferro O Teatro de Ferro surgiu em 1999. O trabalho da Companhia tem sido desenvolvido no campo do teatro de e com marionetas e objetos. Concebemos a nossa prática numa lógica de investigação em que a marioneta tem assumido um valor matricial, nas suas hibridações possíveis. As relações do corpo-intérprete com o objeto manipulado e a implicação de cada espectador na construção desta relação, são linhas de reflexão transversais à prática artística do TdF.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Bora Lá Laborar! Neste espetáculo-laboratório o labor realizado envolve pessoas, matérias, marionetas e objetos movidos por questões como: mas... afinal, para que é que trabalhamos? Para que serve o trabalho? Estas interrogações podem interpelar qualquer pessoa, mas desassossegam-nos mais em certas fases da vida. Dedicamos este espetáculo a todas e a todos os que poderão estar a viver um desses momentos. Construtor da subjetividade e organizador da sociedade, o trabalho ocupa um lugar central no mundo humano. Este nosso labor é feito de ideias, de gestos, de danças, de músicas, de palavras, de canções e de tantas outras coisas – e com tudo isto ainda não vamos conseguir responder à pergunta “para que é que trabalhamos?”. Com a ajuda do estimado público, prometemos tentar - Bora Lá Laborar?

Conteúdos

Bora Lá Laborar! convoca-nos para uma animada reflexão sobre o lugar do trabalho. Afinal, para que é que trabalhamos? Para que serve o trabalho? Porque que é que, para a maioria das pessoas adultas, a vida se organiza à volta do trabalho? Estas interrogações podem interpelar qualquer pessoa, mas desassossegam-nos mais em certas fases da vida. Por isso, dedicamos este espetáculo a todas e a todos os que poderão estar a viver um desses momentos. Construtor da subjetividade e organizador da sociedade, o trabalho ocupa um lugar central no mundo humano. Este nosso labor é feito de ideias, de danças, de músicas, de palavras, de canções, de corpos, de máquinas e de tantas outras coisas. Bora Lá Laborar?

Metodologias

Bora Lá Laborar será um espectáulo em que, se nos orientarmos pelas disciplinas e linguagens artísticas que são convocadas, se cruza a performance com objetos e matérias, o teatro físico e visual com uma abordagem algo musical ao teatro da palavra. A peça terá como elemento central uma estrutura cenográfica que evoca o edifício industrial enquanto ícone de um tempo e dispositivo que organiza o espaço e condiciona corpos e linguagens. No decorrer da ação, este espaço-objeto irá passar por diversas metamorfoses. Estas serão tanto o resultado do labor dos intérpretes quanto transformações endógenas, animadas por essa espécie de magia omnipresente a que chamamos tecnologia. Cada uma destas reconfigurações espaciais será também o pretexto para uma nova incursão nas possibilidades de pensarmos teatralmente sobre as questões do trabalho enquanto relação social que, como bem sabemos, não se esgota na sua dimensão industrial. Deseja-se com este projeto criar um espetáculo para todo o público, o que incluirá naturalmente os adultos, mas também o público escolar e familiar. Apesar deste desejo de abrangência, legítimo num objeto artístico ainda por nascer, acreditamos que a peça poderá ser particularmente atractiva para as pessoas que estão no limiar da chamada vida adulta, na expectativa da entrada no mercado de trabalho e da estruturação da sua vida em torno dessa realidade futura. Procuraremos, também por estas razões, um justo equilíbrio entre a densidade da reflexão (a) que (nos) propomos e uma certa dimensão lúdica que as linguagens que convocamos também proporcionam. Afinal de contas, também se fala a sério a brincar.

Observações

Pasta 31 ACD Separador 13

Formador

Ana Paula Baião Aniceto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-02-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 05-02-2024
Fim: 05-02-2024
Acreditação: Registo 368 CD nº39 05.02.2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório - Bloco A - Tomás Cabreira