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REVISÃO, INTERLIGAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS ESTRUTURANTES DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES turma T1

Apresentação

A melhoria e a mudança contínuas têm vindo a assumir um papel de crescente relevo e a ser apontados como uma das chaves para a qualidade das organizações escolares. Os desafios que atualmente as escolas atravessam dá relevância à necessidade de as instituições educativas possuírem documentos estratégicos (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Regulamentos e outros) estruturados e interligados para suporte à orientação da ação e da prática dos docentes. Como documentos estratégicos, aqueles precisam de ser repensados e restruturados. A análise diagnóstica, estratégica, cíclica e contínua, está na base desta oficina, pretendendo-se criar um espaço para repensar estratégias de revisão e acompanhamento desses documentos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Conhecer os principais documentos de orientação estratégica (DOE) da escola • Desenvolver estratégias de monitorização e acompanhamento da execução dos DOE • Analisar os documentos existentes e reconhecer debilidades e potencialidades dos mesmos • Perspetivar a partilha na construção e reflexão dos DOE • Refletir (e reforçar os conceitos) sobre gestão da mudança • Criar e utilizar ferramentas de diagnóstico (SWOT) • Elaborar propostas que visem dar resposta a problemas concretos de estratégia organizacional, ao nível de: o Conceção de indicadores de medida o Partilha de responsabilidades para execução, monitorização e acompanhamento do PE o Revisão do PE

Conteúdos

A ação será desenvolvida em torno dos seguintes temas: 1. Apresentação do(s) formador(es), dos formandos e suas expectativas e plano de desenvolvimento da ação (2h) 2. Tipologias e conceitos fundamentais de Documentos de Orientação Estratégica (5h) 3. O objetivo do Projeto Educativo (5h) a. Estratégia de construção do documento através da criação de: b. Criação do modelo de documento c. Preparação da monitorização do documento e da articulação com os documentos de comunicação supervenientes ao mesmo nas diversas estruturas da organização escolar (entenda-se Conselho Geral, Conselho Pedagógico, ...) 4. A diagnose como ponto de partida para identificar aspetos relevantes no seio da organização (5h) a. Metodologias de diagnose b. Tipos de diagnose e finalidades das mesmas c. Utilização da diagnose como ponto de partida para a construção de mecanismos de orientação estratégica 5. O compromisso e a comunhão interna com o documento produzido – estratégias e calendarização (5h) a. A criação de momentos de reflexão interna alargada sobre o documento b. O compromisso das estruturas e da comunidade com o documento c. A criação de consensos alargados sobre o documento produzido d. A criação de uma calendarização de discussão e aprovação interna do documento produzido e. Elementos diferenciadores e culturais internos sobre o Projeto Educativo (o que são e como os inserir na produção do documento) 6. Partilha e revisão final do trabalho executado na formação, avaliação e encerramento da ação. (3h)

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência: (1) Na participação e no trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais; (2) Na componente de trabalho individual, tendo em conta a qualidade dos projetos e materiais produzidos e apresentados em plenário. . A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

• Bernardes, C., & Miranda, F. (2004). Portefólio: uma escola de competências (1st ed.). Porto: Porto Editora, Lda.• Costa, J. A. (1992). Gestão escolar: participação, autonomia, projecto educativo da escola (3rd ed.). Cacém: Texto Editora, Lda.• Morgado, J. C., & Pacheco, J. (2002). Construção e avaliação do projecto curricular de escola (1st ed.). Porto: Porto Editora.• Nunes, P., Costa, L., Silva, J., Barbosa, J., Lourenço, H., Fernandes, E., & Azevedo, R. (2011). Projetos educativos: elaboração, monitorização e avaliação (1st ed.). Lisboa: ANQ - Agência Nacional para a Qualificação, I.P.• Santos, Á. A., Bessa, A. R., Pereira, D. S., Mineiro, J. P., Dinis, L. L., & Silveira, T. (2009). Escolas do futuro: 130 boas práticas de escolas portuguesas (1st ed.). Porto: Porto Editora, LDA.

Observações

07/02/2024 – 14.30 – 18.30h 4 horas Presencial 21/02/2024 – 14.30 – 18.30h 4 horas Presencial 28/02/2024 – 14.30 – 18.30h 4 horas Presencial 13/03/2024 – 14.30 – 18.30h 4 horas Presencial 20/03/2024 – 14.30 – 18.30h 4 horas Presencial 27/03/2024 – 14.30 – 16.30h 2 horas Presencial 10/04/2024 - 14.30 – 17.30h 3horas Presencial

Formador

Carlos Pedro Sousa Gordinho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-02-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 21-02-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 28-02-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
4 13-03-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
5 20-03-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
6 27-03-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
7 10-04-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
Início: 07-02-2024
Fim: 27-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122604/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento Tomás Cabreira