INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA-Construção de itens turma T1
Apresentação
A conceção e a construção de instrumentos de avaliação obedecem a preceitos e normas técnicas que devem ser observados para que possam ser garantidas características de qualidade dos referidos instrumentos, nomeadamente a validade e a fiabilidade. Um instrumento de avaliação é o conjunto de todos os documentos que o orientam: o referencial, a matriz, o instrumento aplicado e os critérios para a sua classificação. É de primordial importância o cumprimento dessas normas para que o o instrumento de avaliação não seja um conjunto de itens sem coerência, mas sim um dispositivo que faça sentido e que produza sentido, através da análise dos desempenhos decorrentes da sua aplicação. Nesta ACD, irão ser abordados estes tópicos de forma generalizada, com o aprofundamento permitido pela sua duração.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
A conceção de um instrumento de avaliação: conceitos enquadradores; referencial e matriz; características técnicas dos itens (construção e seleção); critérios de classificação
Formador
Paula Cristina Roseira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-02-2024 (Quarta-feira) | 10:00 - 17:00 | 7:00 | Presencial |