MÚSICA EM CONTEXTO ESCOLAR - ESTRATÉGIAS E RECURSOS turma T1
Apresentação
Observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, esta formação, em Música, pretende desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que valorizem o papel central da Educação Artística, no contexto escolar. A sensibilidade estética e artística é uma competência legítima, reconhecida e fundamental na organização curricular e no desenvolvimento pessoal. Por conseguinte, pretende-se a valorização da Educação Artística nas escolas, apresentando, renovando e dinamizando práticas pedagógicas adaptadas às exigências atuais. Para este propósito, este curso apresenta um conjunto de referentes, de conteúdos e de processos criativos, através de atividades específicas, com o objetivo de aumentar as competências profissionais e pessoais, na área da Música. A atualização de metodologias e recursos, numa perspetiva de formação contínua, contribui para a riqueza do próprio curso, através, nomeadamente, da partilha de vivências no contexto real a que a formação se destina.
Destinatários
Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M32
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M32.
Objetivos
Analisar, criticamente, as Aprendizagens Essenciais em Educação Musical, no 2.º e 3.º ciclos Analisar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a sua relação com a Matriz Curricular em Educação Artística, Constituir um corpus de conhecimento sobre o Desenvolvimento Curricular na área da Música; Reconhecer a importância do desenvolvimento musical na infância para a adequação das metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem em Música; Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros, relacionando a música com as outras áreas do saber. Desenvolver um conjunto de referentes, através de atividades especificas, que promovam uma pedagogia ativa centrada na criação, na experiência e na exploração do mundo envolvente, bem como na interpretação musical, privilegiando a voz, o corpo e os objetos / instrumentos. Desenvolver metodologias e estratégias de ensino específicas e inovadoras na área da Música recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade sonora/musical e expressiva.
Conteúdos
Introdução ao desenvolvimento musical na infância: Elementos musicais. Timbre, altura, dinâmica, ritmo, forma. Domínios. Criação - A criatividade e a improvisação em música; improvisação na escala pentatónica Audição - Escuta musical ativa; Interpretação voz, corpo e instrumentos. O acompanhamento de canções com cordofones (cavaquinhos e ukuleles) técnicas e acordes. Contextos Musicais - Música, sociedade, cultura e história; Construção de recursos musicais com repertório multicultural. Simbolização/representação musical convencional e não convencional. Enquadramento. O corpo humano enquanto primeiro (e principal) instrumento de expressão artística em Música; Música para todos - metodologias ativas e respetivos pedagogos; A multiplicidade da Música (géneros/estilos), sua relevância e transversalidade com outras áreas do saber.
Metodologias
O curso de formação, com um total de 25 horas presenciais, contará com sessões de carácter teórico-prático, com explicação didático-pedagógica de cada conteúdo, seguindo-se exercícios em pequeno e grande grupo. Ao longo da formação, pretende-se que cada formando construa o seu próprio corpus de recursos, aplicando-a ao seu contexto pessoal, com a seguinte forma: Partilha, pelos participantes, das suas experiências profissionais, discutindo-se os vários modelos de desenvolvimento curricular em Música (teórico-prática); Abordagem do desenvolvimento musical na infância com partilha de recursos (teórico-prática); Partilha das propostas de recursos musicais elaborados pelos formandos (prática); Autoavaliação do formando - (prática); Avaliação - com privilégio do diálogo como forma de consciencialização e de mudança do grupo/individuo (prática).
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: Participação - 50% Projeto e reflexão crítica - 50%
Bibliografia
Gordon, E. (2000). Teoria da Aprendizagem Musical: Competências, Conteúdos e Padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.Swanwick, K. (1988) Music, Mind, and Education. London: Routledge.Willems, E. (1970) As Bases Psicológicas da Educação Musical. Fribourg Editions Pro-Musica.Wuytack, J., & Palheiros, G. (1995). Audição Musical Activa. Associação Wuytack de Pedagogia Musical, Porto.PASEO e AE de Educação Musical
Observações
Sexta 3 de maio (4 horas) Sábado 4 de maio (4 horas) Sexta 10 de maio (4 horas) Sábado 11 de maio (4 horas) Sexta 17 de maio (4 horas) Sábado 18 de maio (5 horas) Sextas, das 16h às 20h, se todos puderem ou das 17h às 21h. Sábados, das 9h às 13h O último sábado será das 10h às 13h e das 14.30h às 16.30h
Formador
Carla Alexandra Gonçalves de Campos Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-05-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 04-05-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 10-05-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-05-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 17-05-2024 (Sexta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
6 | 18-05-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |