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ESCREVER MAIS PARA ESCREVER MELHOR: ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCRITA EM SALA DE AULA turma T1

Apresentação

Nas Aprendizagens Essenciais e no Perfil dos Alunos, o Domínio Escrita é transversal enquanto elemento de ligação aos outros domínios, mas também como elemento revelador do conjunto de competências a desenvolver no aluno enquanto utilizador da língua. O paradigma de textos de complexidade crescente, associado à escrita em vários géneros, é um conceito fundamental na disciplina de Português. Conduzir o aluno ao domínio da competência de escrita e reescrita do texto, desenvolver estratégias de correção do erro e de enriquecimento linguístico, trabalhando a gramática do texto, permitirá formar falantes/escreventes mais competentes e conscientes do seu poder de comunicação: este é o enquadramento que a presente ação, na modalidade de Círculo de Estudos, pretende implementar. Valorizar a partilha e a inovação entre pares, atualizando práticas pedagógicas e didáticas

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário ( grupos 200 e 300)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário ( grupos 200 e 300). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário ( grupos 200 e 300).

Objetivos

• Incentivar o desenvolvimento de procedimentos tendentes à necessidade de adequar as práticas pedagógicas ao desenvolvimento do Domínio de Escrita; • Desenvolver a reflexão sobre a pertinência da escrita enquanto elemento aglutinador de aprendizagens e de atividades nos outros domínios; • Incrementar o processo de escrita e reescrita a partir de “flipped classroom” para levar o aluno a um desenvolvimento consciente das suas competências como escrevente e revisor do seu texto.

Conteúdos

1. O desenvolvimento de procedimentos tendentes à necessidade de adequar as práticas pedagógicas ao desenvolvimento da Escrita:  Contextualização: o A Escrita nos documentos orientadores dos ciclos de ensino; o Perspetivas atuais sobre a aprendizagem da escrita: modelos teóricos; o Escrita: objetivos e géneros; interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; 2. A pertinência da Escrita enquanto elemento aglutinador do desenvolvimento de aprendizagens e de atividades nos vários domínios:  Como trabalhar a Escrita para desenvolver outros domínios;  Alguns sites, artigos, webinars, ChatGPT; 3. O conceito de sala de aula invertida e de “estaleiro da escrita”: a. Sugestões para o desenvolvimento de atividades de escrita; b. Criação de estratégias, atividades e materiais orientadores, uso de plataformas; 4. Etapas do processo de escrita e reescrita:  Trabalhar o erro: estratégias;  Pesquisar informação pertinente;  Rever o texto;  Reescrever e aperfeiçoar;  Divulgar.

Avaliação

Participação: (25%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta, assiduidade e pontualidade. Produtividade: (60%) – Qualidade dos materiais concretos para intervenção; Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (15%) – Partilha, cooperação/relacionamento interpessoal e prestação e integração de feedback

Bibliografia

- Barbeiro, Luis Filipe, e Pereira, Luísa Álvares. “O ensino da escrita: a dimensão textual”, Plano Nacional de Leitura.- Barbeiro, Luís. “Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em géneros”, in Educação e Pesquisa, 2020 (https://www.scielo.br/j/ep/a/trrQDkX63njWqR4SGcYnD9K/?lang=pt).- Fonseca, Fernanda Irene. “A urgência de uma pedagogia de escrita”, Viseu: Universidade Católica Portuguesa”, 1992 (https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/19971).- Jolibert, Josette Jacob. A Escrita como Ponte entre Alunos e Comunidade, Ed. Artmed, 2006Teixeira, Madalena et alii. “Abordagens relevantes para o ensino da escrita – do papel ao digital”, in Revista Interações, nº 19, Instituto Politécnico de Santarém, 2011.

Observações

PASTA - Nº 29-2024 Separador 16

09-02-2024 16.30-19:30 (3:00)h Presencial 21-02-2024 16:30-19.30 (3:00)h Presencial 28-02-2024 16:30-19:30 (3:00)h Presencial 10-04-2024 16:30-19:30 (3:00)h Presencial 08-05-2024 16:30-20:30 (4:00)h Presencial

Formador

Eurídice Maria Carvalho Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-02-2024 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 21-02-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 28-02-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 10-04-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 08-05-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 09-02-2024
Fim: 08-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122363/23
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 24 h
Local: Escola Secundária João de Deus (17h-19h)