ESCREVER MAIS PARA ESCREVER MELHOR: ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCRITA EM SALA DE AULA turma T1
Apresentação
Nas Aprendizagens Essenciais e no Perfil dos Alunos, o Domínio Escrita é transversal enquanto elemento de ligação aos outros domínios, mas também como elemento revelador do conjunto de competências a desenvolver no aluno enquanto utilizador da língua. O paradigma de textos de complexidade crescente, associado à escrita em vários géneros, é um conceito fundamental na disciplina de Português. Conduzir o aluno ao domínio da competência de escrita e reescrita do texto, desenvolver estratégias de correção do erro e de enriquecimento linguístico, trabalhando a gramática do texto, permitirá formar falantes/escreventes mais competentes e conscientes do seu poder de comunicação: este é o enquadramento que a presente ação, na modalidade de Círculo de Estudos, pretende implementar. Valorizar a partilha e a inovação entre pares, atualizando práticas pedagógicas e didáticas
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário ( grupos 200 e 300)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário ( grupos 200 e 300). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário ( grupos 200 e 300).
Objetivos
Incentivar o desenvolvimento de procedimentos tendentes à necessidade de adequar as práticas pedagógicas ao desenvolvimento do Domínio de Escrita; Desenvolver a reflexão sobre a pertinência da escrita enquanto elemento aglutinador de aprendizagens e de atividades nos outros domínios; Incrementar o processo de escrita e reescrita a partir de flipped classroom para levar o aluno a um desenvolvimento consciente das suas competências como escrevente e revisor do seu texto.
Conteúdos
1. O desenvolvimento de procedimentos tendentes à necessidade de adequar as práticas pedagógicas ao desenvolvimento da Escrita: Contextualização: o A Escrita nos documentos orientadores dos ciclos de ensino; o Perspetivas atuais sobre a aprendizagem da escrita: modelos teóricos; o Escrita: objetivos e géneros; interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; 2. A pertinência da Escrita enquanto elemento aglutinador do desenvolvimento de aprendizagens e de atividades nos vários domínios: Como trabalhar a Escrita para desenvolver outros domínios; Alguns sites, artigos, webinars, ChatGPT; 3. O conceito de sala de aula invertida e de estaleiro da escrita: a. Sugestões para o desenvolvimento de atividades de escrita; b. Criação de estratégias, atividades e materiais orientadores, uso de plataformas; 4. Etapas do processo de escrita e reescrita: Trabalhar o erro: estratégias; Pesquisar informação pertinente; Rever o texto; Reescrever e aperfeiçoar; Divulgar.
Avaliação
Participação: (25%) Nas tarefas de realização presencial conjunta, assiduidade e pontualidade. Produtividade: (60%) Qualidade dos materiais concretos para intervenção; Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (15%) Partilha, cooperação/relacionamento interpessoal e prestação e integração de feedback
Bibliografia
- Barbeiro, Luis Filipe, e Pereira, Luísa Álvares. O ensino da escrita: a dimensão textual, Plano Nacional de Leitura.- Barbeiro, Luís. Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em géneros, in Educação e Pesquisa, 2020 (https://www.scielo.br/j/ep/a/trrQDkX63njWqR4SGcYnD9K/?lang=pt).- Fonseca, Fernanda Irene. A urgência de uma pedagogia de escrita, Viseu: Universidade Católica Portuguesa, 1992 (https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/19971).- Jolibert, Josette Jacob. A Escrita como Ponte entre Alunos e Comunidade, Ed. Artmed, 2006Teixeira, Madalena et alii. Abordagens relevantes para o ensino da escrita do papel ao digital, in Revista Interações, nº 19, Instituto Politécnico de Santarém, 2011.
Observações
PASTA - Nº 29-2024 Separador 16
09-02-2024 16.30-19:30 (3:00)h Presencial 21-02-2024 16:30-19.30 (3:00)h Presencial 28-02-2024 16:30-19:30 (3:00)h Presencial 10-04-2024 16:30-19:30 (3:00)h Presencial 08-05-2024 16:30-20:30 (4:00)h Presencial
Formador
Eurídice Maria Carvalho Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-02-2024 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-02-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |