DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE ENSINAR E APRENDER EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA- E@D turma T1
Apresentação
O atípico final de ano escolar 2019-2020 como consequência da pandemia mundial COVID-19, criou a necessidade urgente, de num curto espaço de tempo, responder às necessidades escolares e sociais de ensino e aprendizagem à distância, assente na utilização de plataformas digitais e de outros recursos online. O ano 2020-2021será caracterizado pelas incertezas da respetiva pandemia, pelo que urge capacitar os docentes e os alunos de competências digitais que respondam aos novos desafios. Em contextos de aprendizagem e de ensino a distância, as práticas de diálogo e questionamento podem suportar-se no recurso a dipositivos digitais, alguns dos quais a maior parte dos alunos está bastante familiarizada. Através do WhatsApp e das “redes sociais”, os alunos trocam informação (mensagens escritas, imagens, vídeos, etc.) e comunicam áudio e/ou visualmente. Neste sentido, esta é uma oportunidade para escola adaptar-se às práticas de comunicação dos jovens, sem, contudo, esquecer as exigências de uma comunicação organizada, eficaz, objetiva e transparente, essenciais e com mais acuidade do que em regime presencial. A efetividade das práticas de avaliação formativa em regime a distância depende, portanto, da efetividade da interação dialógica estabelecida entre professores e alunos, sendo certo que, conforme mostra a investigação (Su, Bonk, Magjuka, Liu & Lee, 2005), quanto maior for a dinâmica interacional, maior a probabilidade de sucesso.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se que os formandos: 1- Reconheçam desafios e oportunidades na implementação de atividades de aprendizagem inovadores – pedagogicamente -em contexto de ensino a distância. 2- Utilizem ferramentas digitais – como, por exemplo, entre outras: Classroom, Paddlet, Mentimeter, Kahoot, Canva, Edmodo, Zoom, Skype, Meet da Google, Teams, … 3- Reflitam de forma crítica sobre os desafios e oportunidades das atividades de aprendizagem assentes em meios tecnológicos no enino a distância 4- Respondam ao desafio de avaliar com rigor e transparência no ensino a distância.
Conteúdos
Ferramentas digitais adequadas/ajustadas à educação Recursos pedagógicos digitais ma criação de atividades/situações de aprendizagem inovadoras Avaliação formativa em regime a distância – objetivos, práticas de sucesso, feedback, e progressão das aprendizagens A avaliação formativa digital- tipologias de instrumentos e plataformas de apoio
Metodologias
As sessões decorrerão com base num pluralismo metodológico, com o recurso a estratégias diversificadas, significativas e motivadoras, por exemplo: - Sessões expositivas; - Grupos de trabalho e discussão; - Sessões práticas de partilha de experiências; - Apresentação e discussão de tarefas
Avaliação
Os formandos / participantes serão avaliados: - Participação e assiduidade dos formandos; - Relatório individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes. Participação: (25%) - Nas tarefas de realização presencial conjunta Produtividade: (60%) - Qualidade dos materiais concretos para intervenção; - Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (15%)
Bibliografia
Fernandes, D. (2020a). Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Fundamentos). Texto de apoio à formação - Projeto MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. Fernandes, D. (2020b). Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Dois Exemplos). Texto de apoio à formação - Projeto MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. Almeida, P. (2018). Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo, Da Investigação às Práticas, 8 (I), 4-21. Decreto - Lei 55/2018
Observações
PASTA - Nº 23-2021 Separador 3
Exclusiva a docentes do Agrupamento Tomás Cabreira
Formador
Carla Carmo Correia Limpo de Assis
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-11-2020 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 03-12-2020 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 10-12-2020 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 14-01-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 21-01-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 26-01-2021 (Terça-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 29-01-2021 (Sexta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 03-02-2021 (Quarta-feira) | 10:30 - 13:00 | 2:30 | Presencial |
9 | 24-02-2021 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 25-02-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |