ESCOLA CIÊNCIA VIVA PARA PROFESSORES turma T1
Apresentação
É necessário estabelecer e reforçar o desenvolvimento de um Currículo adequado ao Século XXI, às novas tecnologias, à globalização e às novas competências exigidas ao cidadão comum. A sala de aula tradicional já não responde às necessidades da geração digital. Os professores sentem necessidade de evoluir no sentido de preparar adequadamente os seus alunos para esta realidade e para corresponder às expectativas do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. A componente experimental dos programas das áreas da matemática, ciências, engenharias, artes e tecnologias relevam a necessidade de fomentar o desenvolvimento de competências que permitam a aplicação das novas metodologias relacionadas com a execução de projetos, individuais ou em grupo, que podem ser realizados nas escolas e que requerem também a capacitação dos professores para estarem à altura destes desafios. Neste Curso de Formação, a utilização da metodologia IBSE e das tecnologias no ensino/aprendizagem implicará a exploração de atividades pedagógico-didáticas de interligação entre saberes de diversas disciplinas, em trabalhos de projeto, permitindo capacitar os alunos para a resolução de problemas específicos do dia-a-dia e fomentando a motivação para a aprendizagem. Este Curso de Formação pretende dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam a implementação de atividades práticas bem como a utilização de meios digitais para poderem adotar, de forma transversal, um ensino mais diversificado e tecnologicamente mais evoluído.
Destinatários
110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110.
Objetivos
Este curso tem como principais objetivos: - Participar ativamente na organização e realização do projeto nacional Escola Ciência Viva no Centro Ciência Viva de Lagos; - Conhecer e aplicar os princípios da metodologia IBSE; - Organizar e aplicar atividades no âmbito da metodologia IBSE dirigidas a alunos de 1º ciclo; - Refletir sobre práticas pedagógicas, nomeadamente: trabalho prático experimental, atividades cooperativas de aprendizagem e aplicações informáticas em sala de aula.
Conteúdos
- Escola Ciência Viva para professores e alunos (2 horas) - A metodologia IBSE no ensino das Ciências (1 horas) - Atividades: Desafio Espacial (4,0 horas) Biodiversidade (4,0 horas) Programação & Robótica (4,0 horas) Circuitos Elétricos & Eletrónica (4,0 horas) - Projeto do formando (4,0 horas) - Avaliação de projetos (2,0 horas) Todos os materiais necessários serão disponibilizados pelo Centro Ciência Viva de Lagos.
Metodologias
O curso terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial teórico-prática, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos (3 horas presenciais) 2. Uma componente presencial prática, individual, durante a semana em que o docente participa com a sua turma no projeto Escola Ciência Viva, com acompanhamento da formadora. (20 horas presenciais) 3. O Curso terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial, das metodologias e materiais implementados na prática pedagógica com os alunos. (2 horas presenciais). Nas sessões teórico-práticas e nas práticas com a turma, serão utilizadas metodologias ativas privilegiando a participação dos formandos, a valorização da sua experiência pedagógica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação. A componente teórica, breve, irá alternar com uma componente prática, na qual os formandos irão explorar cada uma das atividades, em formato hands-on, aplicando a metodologia IBSE. A formação contempla também a preparação de uma atividade prática, pelo formando, que será implementada com a respetiva turma na semana ECV.
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: a) Participação na ação (presença obrigatória em 2/3 das sessões) 40% b) Aula desenvolvida com os alunos pela metodologia IBSE 40% c) Trabalhos/produtos desenvolvidos (plano de aula e relatório crítico) 20% Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Bibliografia
Machado A, Cardoso C & Borges I; Ciência Viva 2019; Compreender a Terra através do espaço I https://www.esero.pt/371/compreender-a-terra-atraves-do-espacoMachado A, Cardoso C & Borges I; Ciência Viva 2016; Compreender a Terra através do espaço II : https://academia.cienciaviva.pt/recursos/recurso.php?id_recurso=686
Observações
PASTA - Nº 29-2024 Separador 12
Formador
Carlos Manuel Dias Campos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 22-01-2024 (Segunda-feira) | 09:30 - 12:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 22-01-2024 (Segunda-feira) | 13:00 - 14:30 | 1:30 | Presencial |
4 | 23-01-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 12:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 23-01-2024 (Terça-feira) | 13:00 - 14:30 | 1:30 | Presencial |
6 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 13:00 - 14:30 | 1:30 | Presencial |
8 | 25-01-2024 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:00 | 2:30 | Presencial |
9 | 25-01-2024 (Quinta-feira) | 13:00 - 14:30 | 1:30 | Presencial |
10 | 26-01-2024 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:00 | 2:30 | Presencial |
11 | 26-01-2024 (Sexta-feira) | 13:00 - 14:30 | 1:30 | Presencial |
12 | 23-05-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |