AMPLIANDO HORIZONTES: CHAT GPT PARA PROFESSORES- APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO NO ENSINO turma T2
Apresentação
A educação está em constante evolução, e os professores precisam adaptar-se às mudanças. O curso aborda a integração da tecnologia, especificamente a inteligência artificial representada pelo Chat GPT, no ambiente educativo. A IA (Inteligência Artificial) é fundamental numa era cada vez mais digital, em que os educadores precisam estar atualizados com as últimas tendências tecnológicas. O curso permite dinamizar novas formas de comunicação, utilizando o Chat GPT como uma ferramenta para criar interações mais dinâmicas e envolventes. A personalização do ensino é outro aspeto importante, permitindo que os educadores correspondam às necessidades individuais dos alunos de forma mais eficaz. Também é relevante destacar que o curso ajuda os professores a desenvolverem habilidades digitais essenciais para o século XXI, preparando-os para um mundo cada vez mais tecnológico. A introdução do Chat GPT como ferramenta educativa inovadora pode inspirar a criatividade em sala de aula e promover uma abordagem mais inclusiva e centrada no aluno.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
- Capacitar para a utilização da tecnologia chat GPT (Gerador de Texto Baseado em Inteligência Artificial) para melhorar a aprendizagem e a inovação no ensino. - Explorar novas possibilidades pedagógicas oferecidas pelo chat GPT. - Promover a troca de experiências no âmbito do chat GPT, em contexto de sala de aula.
Conteúdos
Introdução à Tecnologia e Educação - A evolução da tecnologia na educação. - O papel da inteligência artificial na aprendizagem. - Visão geral do Chat GPT e aplicação educativa. O Chat GPT na Sala de Aula - Como configurar e aceder ao Chat GPT. - Exemplos de interações educativas com o Chat GPT. - Desenvolvimento de atividades de ensino com o Chat GPT. Compreendendo a Personalização do Ensino - O conceito de aprendizado personalizado. - Chat GPT para atender às necessidades individuais dos alunos. - Estratégias para adaptar conteúdos, com base nas respostas do Chat GPT. Inovação e Criatividade em Educação - Exploração de novas abordagens de ensino com o Chat GPT. - Projetos criativos e colaborativos envolvendo o Chat GPT. - Como a tecnologia pode inspirar a inovação em sala de aula. Desenvolvimento de Habilidades Digitais para Professores - Competências digitais essenciais para educadores. - Ferramentas tecnológicas relacionadas cm o Chat GPT. Avaliação e Desempenho - Avaliação do impacto do Chat GPT na aprendizagem dos alunos. - Eficácia das atividades de ensino com o Chat GPT. - Retorno e melhoria contínua. Preparação para o Futuro da Educação - Tendências futuras na integração da tecnologia na educação. - Desafios e oportunidades na educação digital.
Metodologias
1. Sessões teóricas: O curso tem, em todas as sessão componente teórica que introduz os conceitos-chave relacionados com a integração do Chat GPT na educação. Os formandos terão informações sobre a tecnologia, aplicações e princípios que suportam a utilização eficaz. 2. Demonstrações Práticas: As sessões de trabalho serão sempre complementadas com demonstrações práticas do uso do Chat GPT em contexto educativo. 3. Atividades Interativas: Os formandos serão incentivados a envolver-se nas atividades interativas propostas de criação e experimentação com o Chat GPT. Nestas atividades inclui-se o desenvolvimento de perguntas e respostas personalizadas, simulação de interações aluno-professor e criação de atividades. 4. Feedback e Discussão: Durante o curso, haverá oportunidades regulares para receber retorno sobre os projetos e participar em discussões de grupo, incentivando a partilha de experiências e aprendizagem entre pares.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente de 0 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular do CCPFC 3/2007 setembro 2007. São tidos em consideração os seguintes elementos de avaliação: - Qualidade da participação nas sessões - 50 % - Produtos resultantes das sessões - 35 % - Reflexão crítica final (obrigatória) - 15 %
Bibliografia
Hirota, F. (2023), CHAT GPT e Inteligência Artificial - Aplicações na era digital, ACTUAL EditoraMoyse/Klein, (2023), Donnerons-Nous Notre Langue Au Chat Gpt ?, Le RobertCouncil of Europe, (2022), ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, CEHuttenlocher, D., Schmidt, E. e Kissinger, H. (2021) A Era da Inteligência Artificial e o nosso futuro humano, Dom Quixote
Observações
PASTA - Nº 29-2024 Separador 14 T3
Formador
Carla Carmo Correia Limpo de Assis
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-01-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-01-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 23-01-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 30-01-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-02-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |