ISTO ANDA TUDO LIGADO - OFICINA DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES COM AS ARTES turma T1
Apresentação
Um dos principais alicerces da escola contemporânea é a compreensão da porosidade entre saberes e da porosidade entre a escola e o mundo. As artes são parte da vida e por isso não podem senão estar também na escola. Como trazer as artes para perto e como tirar partido das experiências artísticas para ligar diferentes saberes, mundos e sensibilidades? Como praticar a atenção ao sensível? Como desenvolver a escuta e a curiosidade para fortalecer diálogos e cumplicidades? Como estar disponível para navegar juntos de descoberta em descoberta? Esta oficina ocupa-se de dar pistas e revelar experiências que incluam as práticas artísticas no desenho e implementação de projetos interdisciplinares.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;.
Objetivos
Identificar as especificidades das práticas artísticas e suas potencialidades pedagógicas e transversais. Desenvolver competências no acompanhamento, desenho e/ou implementação de projetos interdisciplinares que incluam as práticas artísticas. Desenvolver motivação e competências para a colaboração e a cocriação: entre professores, entre professores e artistas, entre professores e alunos. Desenvolver competências de escuta, monitorização e feedback. Sensibilizar para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. Integrar a utilização de estratégias mistas, presenciais e digitais.
Conteúdos
- De onde partimos para um projeto? Como relacionamos as palavras Escola/ Comunidade/ Sala de aula? - Quando é que um projeto se torna interdisciplinar? - Como se reconhecem afinidades e constroem parcerias? - Exemplos de projetos interdisciplinares. - Exemplos de parcerias professor/artista. - Propostas de apresentação significativa e em jogo; Experimentação com imagem, com o corpo, com o som/palavras/voz; Com um objeto que faça parte do momento. - Jogo de identificação/ afinidades. - Criação de salas paralelas e construção de uma exposição virtual a partir dos objetos propostos. Partilha e apresentação aos outros. Noção de “descoberta em progresso”. - Conceito de Co-autoria. - Prática de cruzamentos de disciplinas: Escolher uma temática, perceber a amplitude, cruzar com outras disciplinas, inventar atividades de experimentação. Integrar experiência física e sensorial. - Para onde converge a informação e a prática? Construção de um caderno de campo ou um painel da turma. Plataforma de registo, reflexão e continuidade. - Estratégias de contaminação e transversalidade. - Eco-pensamento: Para onde vai o que inventamos? Estratégias de criatividade infinita e sustentabilidade dos projetos.
Metodologias
A oficina será desenvolvida em duas sessões, desdobrando os conteúdos a partir de dois pontos de vista: o olhar do artista e o olhar do professor. Serão desenvolvidos pequenos exercícios práticos tendentes a um exercício final em pequeno grupo, de desenho de projeto interdisciplinar. Serão partilhadas ferramentas para desenvolvimento e uso autónomo.
Modelo
Será desenvolvido um exercício de projeto em pequeno grupo, de modo a aferir a compreensão dos conteúdos e as ferramentas adquiridas.
Formador
Maria Margarida Almeida Coelho Mestre
Barbara Simões Ramires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-01-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-01-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |