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PARADIGMAS E BOAS PRÁTICAS turma T1

Apresentação

Cada aluno deve desenvolver competências funcionais e académicas, e esta responsabilidade acresce de maior programação e adequação nos subgrupos estudantis mais vulneráveis e que necessitam de apoios para uma trajetória desenvolvimental de sucesso, com a aquisição das competências previstas à saída da escolaridade obrigatória. Um destes subgrupos envolve crianças e jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). A evolução legislativa nacional fundamenta-se em evidências e concetualizações recentes e que colocam o foco no aluno e no seu papel ao longo de toda a trajetória desenvolvimental. Os mais recentes paradigmas e modelos serão apresentados, fundamentando as alterações normativas e que se espera que se traduza na prática diária. A intervenção escolar dever ser feita num planeamento centrado no aluno (e não apenas no diagnóstico), visando a aquisição académica, obtenção de um perfil funcional e de habilidades que otimizem a participação plena, no contexto onde se inserem e em consonância com a idade cronológica. Com o Decreto-Lei n.º 3/2008 o foco redirecionou-se para as questões de funcionalidade e autonomia, e no Decreto-Lei n.º 54/2018 reforça-se a plena inclusão e participação escolar-social. O objetivo é a autonomia cidadania, participação e uma vida com maior qualidade também dos alunos com DID. No momento atual, sente-se a necessidade de maior conhecimento teórico-prático relativamente à intervenção escolar com estes alunos, dadas as (ainda) inúmeras dúvidas e questões do que fazer e como fazer para proporcionar percursos de vida escolar inclusivos. Assim se justifica o foco na compreensão do que é a DID, em todas as dimensões, para posteriormente se promover a elaboração de documentos, a seleção de medidas, estratégias e atividades de suporte à aprendizagem e inclusão e a implementação de planos de ação. A reflexão sobre a prática atual será alvo de discussão. A audiência será confrontada com as conceções e a eventual tradução na atividade docente na sala de aula.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

A Educação Inclusiva Decreto-Lei n.º54/2018 e Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória Paradigmas e Boas Práticas na e para a Inclusão Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental MSAI e documentos Participação do aluno e da família Transição para a vida ativa

Observações

Pasta 31 ACD Separador 17

Formador

Ana Sofia Pedrosa Gomes dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-01-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:59 3:59 Presencial
Início: 17-01-2024
Fim: 17-01-2024
Acreditação: Registo 344 CD nº39 05.02.2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório Escola Secundária F.F. Lopes - Olhão 15.30 -18.30