444

DIFICULDADES EMOCIONAIS E ESCOLARES turma T1

Apresentação

O Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection, na sua oitava edição, irá realizar-se na cidade de Faro – Algarve, em Portugal, nos dias 02, 03 e 04 de novembro, presencialmente. Já o Pré-congresso será nos dias 30 e 31/10/2023, com transmissão pelo Youtube. O Brain é um evento educacional que reúne profissionais de renome na área a educação e da saúde, um congresso denominado “movimento em prol da inclusão”. Tem grande relevância para o campo da educação e saúde, chancelado pelo Projeto Erasmus+, a Associação OMNES PRO UNO e o Agrupamento de Escolas João de Deus e com o apoio da Webfarus Marketing Digital, de Portugal. No Brasil, tem o apoio e realização do Instituto Professora Ângela Mathylde – IPAM e da Clínica Aprendizagem & Companhia – Saúde Integral. Segundo os seus presidentes, Dra. Ângela Mathylde Soares (Brasil) e Dr. Luis Miguel Neves (Portugal), o sucesso do Brain Connection se deve também à inovação no que tange a sua efetivação, como por exemplo o Brain Kids, que é uma seção do congresso composta por oficinas inclusivas e lúdicas com fundamentação científica, conduzidas por profissionais especialistas no trabalho com as famílias e suas crianças e adolescentes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Respostas Inclusivas na diversidade social A parentalidade no contexto de semi-internação psiquiátrica infanto-juvenil em Hospital-Dia: uma proposta de intervenção Reflexões sobre as dificuldades emocionais e escolares em pacientes com altas habilidades/superdotação a partir da apresentação de dois casos clínicos do Serviço de Psiquiatria da Infância e do Adolescente (SEPIA) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HFCMUSP). Estimulação da capacidade de autorregulação CAMINHANDO PARA UM MUNDO DE INCLUSÃO: Realidade ou Utopia? Promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares Intervenção com a grafomotricidade em escolares com transtornos de aprendizagem Intervenção com a grafomotricidade em escolares com transtornos de aprendizagem A Estimulção da Comunicação Multimodal na Educação Infantil A CONSTRUÇÃO SINTÁTICA NOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DO MÉTODO DOS DEDINHOS Experiência numa Instituição Europeia e Contribuição da UE para a Coesão dos Povos Europeus - Relato de experiência Educação Inclusiva em Portugal Educação e Saúde: num movimento pela inclusão

Observações

Pasta 30 ACD Separador 25

Formador

Luís Miguel Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2023 (Sábado) 09:30 - 17:30 8:00 Presencial
Início: 04-11-2023
Fim: 04-11-2023
Acreditação: Registo 336 CD nº38 30.10.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório da Escola Secundária João de Deus - Faro