442

AS NOVAS DIMENSÕES DA INCLUSÃO turma T1

Apresentação

O Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection, na sua oitava edição, irá realizar-se na cidade de Faro – Algarve, em Portugal, nos dias 02, 03 e 04 de novembro, presencialmente. Já o Pré-congresso será nos dias 30 e 31/10/2023, com transmissão pelo Youtube. O Brain é um evento educacional que reúne profissionais de renome na área a educação e da saúde, um congresso denominado “movimento em prol da inclusão”. Tem grande relevância para o campo da educação e saúde, chancelado pelo Projeto Erasmus+, a Associação OMNES PRO UNO e o Agrupamento de Escolas João de Deus e com o apoio da Webfarus Marketing Digital, de Portugal. No Brasil, tem o apoio e realização do Instituto Professora Ângela Mathylde – IPAM e da Clínica Aprendizagem & Companhia – Saúde Integral. Segundo os seus presidentes, Dra. Ângela Mathylde Soares (Brasil) e Dr. Luis Miguel Neves (Portugal), o sucesso do Brain Connection se deve também à inovação no que tange a sua efetivação, como por exemplo o Brain Kids, que é uma seção do congresso composta por oficinas inclusivas e lúdicas com fundamentação científica, conduzidas por profissionais especialistas no trabalho com as famílias e suas crianças e adolescentes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Palestra de abertura - Prof. Fernando César Capovilla: "Peculiaridades da Língua Portuguesa para a Inclusão de alunos Surdos, Cegos e Surdocegos, bem como de alunos com Deficiências Auditiva e Visual: Peculiaridades na Leitura Alfabética do Português Escrito, na Leitura Orofacial (Visual e Tátil) do Português Falado, e na Escrita sob Ditado do Português falado recebido por Audição, Visão e Tato." As novas dimensões da inclusão do trabalho no TEA Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação: Implicações Sociais e Emocionais Desenvolvimento neuropsicomotor no TEA Transtorno do Processamento Sensorial no Autismo: Explorando as Interseções entre as duas condições Acomodações sensoriais no contexto escolar Analfabetismo e o Sujeito Analfabeto: inclusão/exclusão na sociedade grafocêntrica Fatores biopsicossociais e Contemporaneidade: contextos e relações com a Educação Infantil Programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana Gagueira x Inclusão e impactos biopsicosociais da gagueira do desenvolvimento persisente. PPAI um programa de Sucesso na intervenção psicológica e psicopedagogica A inclusão na diversidade: contribuições da Neuroeducação. Alfabetização Fônica em Tea PANDEMIA DA COVID-19 E A DEFICIÊNCIA: IMPACTOS NO SEIO FAMILIAR.

Observações

Pasta 30 ACD Separador 23

Formador

Luís Miguel Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-11-2023 (Quinta-feira) 09:30 - 17:30 8:00 Presencial
Início: 02-11-2023
Fim: 02-11-2023
Acreditação: Registo 334 CD nº38 30.10.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório da Escola Secundária João de Deus - Faro