PORTAL RBE: PARA UMA PRÁTICA SUSTENTADA turma T1
Apresentação
Em 2021, a Rede de Bibliotecas Escolares apresentou publicamente o quadro estratégico para o período entre 2021 e 2027, numa sessão pública online em que divulgou igualmente o seu portal reformulado, com novas valências e recursos e ajustado a esta nova estratégia. Desde então, o mesmo tem continuado a ser aperfeiçoado, tem agregado recursos que se encontravam dispersos por outras plataformas, constituindo-se presentemente como um auxiliar bastante relevante para todos os que desempenham as funções de professor bibliotecário, disponibilizando orientações e recursos de apoio. Assim, torna-se fundamental para os que exercem essas funções conhecerem bem esta ferramenta, de modo a poderem rentabilizar todo o seu potencial nas suas práticas diárias nas bibliotecas escolares.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
Conhecer a estratégia da Rede de Bibliotecas Escolares e o seu portal; Compreender a arquitetura do portal, localizando agilmente os conteúdos disponibilizados; Conhecer os princípios e organização das secções específicas do portal RBE; Usar o portal RBE para fundamentar e apoiar a ação da biblioteca escolar.
Conteúdos
Sessão 1 – 3 horas § O portal RBE – Arquitetura § O Portal RBE – Pesquisa global § O Portal RBE – Secções: o Projetos o Iniciativas o Suporte > Recursos: “Artes e património com a biblioteca escolar”: Enquadramento/ Bibliografia sugerida/ Propostas de trabalho. Colaboração. § Elaboração de recurso educativo sobre artes e património, fundamentado nos recursos disponibilizados. Sessão 2 – 3 horas § O Portal RBE – Secções: o Suporte > Recursos: “Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos”: Crescer com a leitura/ Dominar a informação/ Saber usar os media. Organização. Termos e modos de pesquisa. Colaboração. § Seleção de uma proposta de atividade disponíveis no portal RBE em cada uma das áreas (leitura, media e informação), tendo em conta a sua adequação ao PAA da biblioteca e da escola/ agrupamento. Sessão 3 – 3 horas § O Portal RBE – Secções: o Suporte > Recursos: “Cidadania e Biblioteca Escolar: Pensar e intervir”: Dinâmicas educativas/ Notas das escolas/ Recursos/ Racismo/ Discriminação. Organização. Termos e modos de pesquisa. Colaboração. § Elaboração de uma proposta de atividade na área da cidadania, com base nos recursos disponibilizados em “Cidadania e Biblioteca Escolar: Pensar e intervir”. Sessão 4 – 3 horas § O Portal RBE – Secções: o Suporte > Recursos: Secção “Biblioteca Escolar Digital”: Serviços/ Curadoria de conteúdos/ Instrumentos/ Tutoriais informação e Media/ Práticas/ Organização. Termos e modos de pesquisa § Seleção de recursos disponibilizados na “Biblioteca Escolar Digital“ que possam ser utilizados ou servir de suporte a uma atividade do PAA da biblioteca ou à proposta de atividade elaborada para a sessão anterior
Metodologias
O Curso tem 12h online síncronas. Em cada sessão haverá momentos com um caráter sobretudo expositivo, complementados com variados exercícios práticos, que implicarão a exploração, individual ou em grupo, do portal RBE. Promover-se-á ainda a reflexão crítica e a discussão, assim como a elaboração de percursos pedagógicos com recurso ao portal RBE.
Avaliação
Aplicação de questionários de avaliação aos formandos. Elaboração, pelos formadores, de um relatório global com base nas reflexões e materiais produzidos na ação.
Modelo
Pasta 28 - Separador 18
Bibliografia
Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027. https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2017) Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017_impres.pdf
Formador
Anabela Gonçalves de Moura Baptista
Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota
Paula Maria Osório de Araújo Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-11-2023 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 28-11-2023 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 05-12-2023 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 12-12-2023 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |