OS INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA E A QUINTA DA AMIZADE: uma Fábula Sinfónica para Audição Participada turma T1
Apresentação
Partilha, reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho com crianças do Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico com os respetivos professores e educadores. Estruturação de estratégias de trabalho nos vértices da audição, interpretação e criação, como pontos-chave para uma educação musical plena, a pretexto da divulgação do programa UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA MÚSICA TONAL da Orquestra dos Brinquedos de Lisboa que se irá trabalhar em projeto. Para este projeto em específico, temos como objetivo o (re)conhecimento de alguns compositores de charneira, identificando a corrente estética e período histórico associados. O despertar de competências na distinção tímbrica dos instrumentos é, também, um dos grandes objetivos destas sessões.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
Em CONTEXTO TEÓRICO (CT) abordar-se-ão os contextos e políticas pedagógicas seguidas pela Foco Musical na construção, nomeadamente, do projeto a trabalhar; as mais-valias genéricas, do ponto de vista das aprendizagens significativas, da estratégia da Audição Musical Ativa (AMA) e Participada (AMP) como prioritária nos processos de aproximação à música erudita; como se organizam categoricamente os instrumentos musicais na música erudita em contexto de orquestra e a sua relação com os instrumentos/brinquedo utilizados pela Orquestra dos Brinquedos; por último abordar-se-ão sucintamente as grandes correntes estéticas da história da música, através de balizas cronológicas e da exposição dos compositores de charneira, com exemplos sonoros e estabelecendo relação com seus contemporâneos nas outras artes, na literatura e na ciência. Em contexto de PRÁTICA SIMULADA (PS), a partir da exploração do repertório abordado construir-se-ão instrumentos a partir de material de desperdício e experienciar-se-á a forma enquanto estrutura arquitetónica de uma peça musical, através do movimento corporal e de esquemas visuais. Por último, serão trabalhadas as peças a preparar na sala de aula, para intervenção a partir da plateia.
Observações
Pasta 30 ACD Separador 21
Formador
Miguel Nabais Rodrigues Pernes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-11-2023 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |