ENSINAR O 25 DE ABRIL A PARTIR DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS turma T1
Apresentação
A ação de formação “Ensinar o 25 de Abril a partir de documentos históricos” surge em parceria com a Comissão Consultiva Concelhia de Coimbra do Plano Nacional das Artes, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Estas comemorações constituem um momento para pensar o regime do Estado Novo, o processo revolucionário iniciado com o 25 de Abril, mas igualmente as mudanças profundas por ele introduzidas. Mas estas comemorações surgem, de igual modo, como uma oportunidade para introduzir novos materiais e novas metodologias nas salas de aula. A presente ação de formação pretende construir ferramentas para o ensino deste período recorrendo à formidável riqueza de documentos históricos que foram então produzidos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Capacitar os docentes à utilização de documentos históricos no contexto da sala de aula; - Reforçar a utilização de metodologias que promovam a interatividade e interesse reforçado por parte dos alunos; - Consolidar competências de análise, interpretação e sentido crítico e a valorização de outras narrativas sobre o período; - Identificar grande diversidade de fontes: documentos escritos, iconográficos, audiovisuais, história oral. - Dotar os formandos de ferramentas históricas facilitadoras do uso de documentos históricos para o ensino de temáticas relacionadas com o 25 de abril e respetivo processo revolucionário; Esta proposta de ação formação procura dotar os formandos de ferramentas para facilitar o uso de documentos históricos para o ensino de conteúdos programáticos relacionados com o 25 de Abril e o processo revolucionário português. Serão abordados temáticas como a análise de documentos históricos, o seu uso em contexto de sala de aula, bem como ferramentas para encontrar documentos históricos.
Conteúdos
Os documentos constituem a base do conhecimento histórico. A História contemporânea tem a vantagem de poder mobilizar uma grande diversidade de fontes: documentos escritos, iconográficos, audiovisuais, história oral. Usados no contexto da sala de aula, estes documentos permitem uma maior interatividade e interesse reforçado por parte dos alunos; a consolidação de competências de análise, interpretação e sentido crítico; a valorização de outras narrativas sobre o período. A ação de formação “Ensinar o 25 de Abril a partir de documentos históricos” pretende capacitar os docentes à utilização de documentos históricos no contexto da sala de aula. Os conteúdos que compõem a formação serão os seguintes: 1. O 25 de Abril e os documentos que a Revolução produziu; 2. O aluno como investigador: como trabalhar os documentos na sala de aula; 3. Exemplos a partir de documentos históricos locais; 4. Onde encontrar documentos históricos: repositórios e arquivos.
Metodologias
A ação de formação será realizada online, em duas sessões, valorizando-se o diálogo reflexivo entre e com os participantes. Um trabalho de grupo será pedido entre as duas sessões de formação, com vista a fortalecer as aprendizagens.
Observações
Pasta 30 ACD Separador 17
Formador
Pierre Marie
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-11-2023 (Quarta-feira) | 15:30 - 17:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 22-11-2023 (Quarta-feira) | 15:30 - 17:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 15:30 - 17:30 | 2:00 | Online síncrona |