427

PARTILHAR LEITURAS: INOVAÇÃO E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM BIBLIOTECAS turma T1

Apresentação

As bibliotecas escolares têm vindo a consolidar o seu papel na escola através da melhoria das suas condições de funcionamento, do enriquecimento dos seus recursos e da sua ação pedagógica, criando ambientes de aprendizagem inovadores e contribuindo para a formação dos alunos nas múltiplas literacias.  Pretende-se com este Encontro reunir profissionais e especialistas nestas áreas para partilhar conhecimentos, experiências e ideias sobre como as bibliotecas se podem tornar espaços mais sustentáveis e inovadores. Serão abordados tópicos como:  o uso eficiente de recursos;  projetos arquitetónicos inovadores e sustentáveis;  integração de tecnologia em espaços de aprendizagem flexíveis. Além das comunicações e painéis, haverá oportunidades de networking e troca de ideias entre os participantes, estimulando a colaboração e a aprendizagem conjunta. Acreditamos que a diversidade de perspetivas e experiências enriquecerão o debate, ao longo do encontro. Esperamos inspirar novas abordagens e estratégias que possam ser aplicadas em bibliotecas de diferentes contextos e dimensões, para que estas se possam tornar agentes de mudança em direção a um futuro mais sustentável.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

Além das comunicações e painéis, haverá oportunidades de networking e troca de ideias entre os participantes, estimulando a colaboração e a aprendizagem conjunta. Acreditamos que a diversidade de perspetivas e experiências enriquecerão o debate, ao longo do encontro. Esperamos inspirar novas abordagens e estratégias que possam ser aplicadas em bibliotecas de diferentes contextos e dimensões, para que estas se possam tornar agentes de mudança em direção a um futuro mais sustentável.

Conteúdos

Serão abordados tópicos como: - o uso eficiente de recursos; - projetos arquitetónicos inovadores e sustentáveis; - integração de tecnologia em espaços de aprendizagem flexíveis.

Observações

Pasta 30 ACD Separador 15

Nota importante: Quem se inscrever nesta ACD tem, obrigatoriamente, de se inscrever no Encontro Partilhar Leituras em: https://partilharleituras.wixsite.com/partilhar/inscricoes

Formador

Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Anabela Gonçalves de Moura Baptista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2023 (Terça-feira) 09:30 - 17:00 7:30 Presencial
Início: 17-10-2023
Fim: 17-10-2023
Acreditação: Registo 304 CD nº38 30.10.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório Municipal de Olhão das 9h30 às 17h