PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA: DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS turma T1
Apresentação
Portugal, país tradicionalmente de emigração, tem vindo a acolher, desde os anos 90, um número crescente de novos imigrantes. Neste quadro, o fenómeno migratório assume novos contornos para a sociedade portuguesa. ( )A escola e os professores confrontam-se com a responsabilidade de acolher essa diversidade e de para ela preparar os cidadãos, reconhecendo o direito à identidade linguística e cultural. Cf. Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) - Ensino Secundário Do estudo Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português salientam-se as lacunas na formação dos docentes no que concerne ao ensino do Português como Língua Não Materna.
Destinatários
Professores dos grupos 200, 210, 220, 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 210, 220, 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 210, 220, 300.
Objetivos
Pretende-se : - Identificar e interpretar o suporte legislativo - Aprofundar as especificidades do trabalho no âmbito do PLNM; - Analisar instrumentos curriculares, orientações metodológicas e recursos pedagógicos; - Problematizar estratégias de trabalho relativas aos diferentes domínios curriculares; - Refletir sobre avaliação em PLNM
Conteúdos
1. Enquadramento do trabalho no âmbito do PLNM (conceitos; suporte legal; documentos de referência; procedimentos essenciais; orientações estratégicas; a articulação entre o PLNM e as restantes áreas curriculares). 2. A dimensão sociocultural e dialógica da produção oral e escrita (ambientes promotores da aprendizagem da linguagem oral e escrita; dispositivos que contribuem para favorecer, acelerar e regular a produção da linguagem oral e escrita; conceções e estatuto da gramática nas aulas de língua; o papel do professor no desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos). 3. Práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento da linguagem oral e escrita (problematização/desenho de cenários pedagógicos; análise/produção de recursos pedagógicos; estratégias e processos de produção interativa na sala de aula e em redes de extensão comunicativa; a construção de produtos culturais no âmbito de projetos; a função epistémica do trabalho de revisão cooperada de textos). 4. Perspetivas sobre a avaliação em PLNM (a avaliação da proficiência linguística; dinâmicas e instrumentos de (auto)regulação das aprendizagens; o papel da apreciação dos discursos e da revisão no desenvolvimento das competências de comunicação).
Metodologias
O Curso de 20h foi concebido para ser desenvolvido a distância, através de sessões on line , com recuso a uma plataforma e-learning, disponibilizada pelo Centro e Formação. As sessões serão síncronas (12h,sendo 2h presenciais) e assíncronas (8h). Os formandos terão acesso a materiais (ex: casos práticos, vídeos ) e poderão formular perguntas ao formador com respetivo feedback na plataforma
Avaliação
Participação e envolvimento nas tarefas propostas. Elaboração e qualidade linguística da reflexão crítica individual sobre a ação e sobre o próprio desenvolvimento profissional e pessoal. Relevância dos contributos das atividades realizadas nos projetos educativos de escola, previsivelmente refletidos nos trabalhos de turma.
Bibliografia
Conselho da Europa 2001 Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Porto, Edições AsaLEIRIA. I ( coord) 2008. Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) Ensino Secundário Formação Geral Cursos Científico-Humanísticos, Lisboa : DGIDCLEIRIA, I. 2006 Léxico, aquisição e ensino do português europeu língua não materna, Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia Fundação Calouste Gulbenkian (FCT FCG).MADEIRA.A, et al, Estudo de Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português
Observações
PASTA - Nº 29-2024 Separador 7
SESSÃO 1 12/01/2024 Presencial 2h00 SESSÃO 2 Assíncrona 1h30 SESSÃO 3 17/01/2024 Síncrona 2h00 SESSÃO 4 Assíncrona 1h30 SESSÃO 5 24/01/2024 Síncrona 2h00 SESSÃO 6 Assíncrona 2h30 SESSÃO 7 07/02/2024 Síncrona 2h00 SESSÃO 8 Assíncrona 2h30 SESSÃO 9 21/02/2024 Síncrona 2h00 SESSÃO 10 01/03/2024 Presencial 2h00
Formador
Joaquim Jorge Domingues Segura
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-01-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 15-01-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Online assíncrona |
3 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 22-01-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Online assíncrona |
5 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 15-02-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 01-03-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |