LUGARES PATRIMÓNIO MUNDIAL - MINECRAFT EDUCATION EDITION turma t1
Apresentação
Esta formação integra-se no projeto Lugares Património Mundial, promovido pelo Turismo do Centro de Portugal e tem como objetivo a criação de um produto turístico cultural que integra os bens patrimoniais da região classificados pela UNESCO como património Mundial: Universidade Coimbra, Convento de Cristo, Mosteiros de Alcobaça e Batalha. Esta iniciativa intervém numa das mais importantes dimensões associadas ao desenvolvimento territorial, a dimensão educativa fomentando a valor pedagógico do património e gerando novos públicos para o turismo cultural, uma qualificação nos serviços de mediação ajustados ao público-infanto-juvenil, potenciando um maior sentimento de pertença nas comunidades locais
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Criação de um programa de mediação em ambiente Minecraft, específico para o público escolar do 2o e 3o ciclos, construído em colaboração com as comunidades escolares e educativas dos 4 municípios que, para além de informativo e educativo, estimule o interesse de públicos mais jovens na preservação do património cultural, reforçando simultaneamente as relações das comunidades locais com aqueles monumentos.
Conteúdos
A conceção de um programa de atividades sobre os 4 lugares patrimoniais a desenvolver em ambiente Minecraft Educational, articulado com os currículos escolares dos 2º e 3º ciclos, e que possa trabalhar diferentes aspetos relacionados com os 4 monumentos, nomeadamente áreas como a Arquitetura, Arte, Património, História, Geografia, ou outros relativos à sua construção, que funções que desempenharam, momentos históricos associados, etc. Ação inclui formação na plataformas: Minecraftedu, classroom mode, code builder, education.minecraft.net, code.org (hero’s journey).
Metodologias
4 módulos de 5 horas. 1: Conhecer Minecraft Os participantes centrar-se-ão na pertinência do Minecraft na aprendizagem dos alunos, o quão ideal é o Minecraft Education edition para o processo de ensino-aprendizagem, em diálogo com outras metodologias. 2: Aprender jogar Minecraft Aprendizagem dos comandos e controlos do jogo, dos processos de criação e dos diferentes recursos do jogo, elementos necessários para ganhar confiança enquanto jogador de Minecraft, diminuindo os receios que recaem sobre a aprendizagem gamificada. 3: Minecraft na sala de aula Os participantes, assumindo o papel de alunos, realizarão um percurso evolutivo através de uma experiência de aprendizagem com o Minecraft como plataforma criativa personalizando e configurando um mundo de Minecraft 4: Code Builder e Classroom mode Os participantes utilizarão o Tynker e o MakeCode dentro do Code Builder para ver, manipular e criar através da programação e de código, tendo acesso aos recursos exclusivos do Classroom Mode. Trabalho autónomo Trabalho autónomo (em sala de aula e/ou noutros contextos educativos) - abrange a conceção, aplicação e avaliação de atividades/projetos com os alunos, em que os docentes mobilizem competências e apliquem metodologias trabalhadas nas sessões presenciais. Apresentação dos trabalhos da componente autónoma, bem como elaboração de relatório individual.
Avaliação
Regime presencial de formação. Exploração e conclusão do mundo tutorial Atividade Batalhas de construção (individual): Conclusion and quality of the project in the given time Atividade Batalhas de construção (grupo): Conclusion and quality of the project in the given time Atividade Pixel Art (bandeiras): Atividade Batalhas de construção (individual): Conclusion and quality of the project in the given time Code Builder: Conclusion and quality of the projects “The agent trials” and Makecode tutorials A formação terá uma avaliação individual final (100%) que consistirá na construção/criação de planos de aula, pelos vários professores, que contenham a plataforma do workshop numa atividade curricular.
Bibliografia
Belchior, M., Tafoi, B., Paulino, C., Correia, H., Silva, M. T., Camilo, M. R., Branco, P., Almeida, P., & Fragoso, T. (1993). As Novas Tecnologias de Informação no 1o Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: GEP – Ministério da Educação Campos, M., & Martins, L. (2002). Sala de aula virtual: um novo espaço incorporados à escola para se fazer educação. Disponível: http://www.c5.cl/ntic/docs/hiper/rvirtual/sala.pdf Gonçalves, Z. (2002). A mudança da organização educativa por integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE): Um estudo de caso sobre as implicações da integração das TIC na escola. Dissertação de doutoramento. Braga: Universidade do Minho. Johnson, D., & Johnson, R. T. (1996). Cooperation and the use of technology. In D. H. Jonassen (Ed.), Handbook of research for educational communications and technology. New York, NY: Macmillan. Silva, B., & Duarte, I. (2002). Da formação contínua às práticas. Um estudo sobre a formação nas Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação. In Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares, 138-153. Braga: Universidade do Minho.
Observações
PASTA - Nº 23-2021 Separador 7
Exclusiva professores do Concelho de Faro indicados pelas respetivas Direções
Formador
Marco Neves
Miguela Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-11-2020 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 02-12-2020 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 13-01-2021 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 20-01-2021 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 03-02-2021 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 24-02-2021 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 10-03-2021 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |