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A INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DE GEOGRAFIA turma T1

Apresentação

Numa sociedade em constante evolução e numa altura em que a massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação dota as escolas de “alunos digitais” e como tal novos desafios se colocam aos professores nesta era digital. Urge assim inovar os ambientes de aprendizagem, de forma a que a Escola vá ao encontro das necessidades dos seus alunos, tornando todo o processo de desenvolvimento curricular mais apelativo e, ao mesmo tempo, relevante, significativo, personalizado, colaborativo e até mesmo, divertido. Com o recurso às TIC, podem-se criar ambientes de aprendizagem diversificados, nomeadamente com o recurso a um conjunto vasto de ferramentas Web possibilitadoras de ambientes educativos inovadores, que estimulam uma maior envolvência dos alunos na sua aprendizagem, facilitam o trabalho colaborativo, a diferenciação pedagógica e ao mesmo tempo servem como base à avaliação formativa. O Mundo tem estado a viver uma realidade nunca antes esperada, em torno de uma nova pandemia, que em muito alterou o funcionamento das sociedades, ao que a Escola não fugiu à regra: houve a necessidade de um momento para o outro de o sistema educativo presencial ter passado a funcionar à distância, razão pela qual dotar os professores de competências digitais facilitadoras de todo o processo de desenvolvimento curricular, nunca foi tão oportuno.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

1. Reflitam sobre o papel da Geografia na formação das crianças e jovens como elementos de uma sociedade cada vez mais complexa e multifuncional; 2. Vivenciem experiências da didática da Geografia com vista ao enriquecimento e diversificação de estratégias que promovam a inclusão; 3. Utilizem metodologias ativas e participativas na aula de Geografia, com recurso a ferramentas digitais; 4. Desenvolvam competências científicas, técnicas e didáticas, necessárias à implementação de técnicas inovadoras, enquadradas nas aprendizagens essenciais de Geografia; 5. Elaborem, partilhem e divulguem recursos digitais didáticos inovadores, que possam ser úteis a todos os professores de Geografia; 6. Aprofundem o objeto de estudo e a metodologia didática da ciência geográfica para o aperfeiçoamento do exercício da profissão de docente.

Conteúdos

1. Didática e educação geográfica (a importância do ensino da Geografia na formação das crianças e jovens) 2. Ambientes educativos inovadores 3. Ferramentas digitais que permitam à Geografia dar o seu contributo para o desenvolvimento das competências preconizadas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória: 3.1. Google Formulários como auxílio à prática avaliativa em Geografia; 3.2. Google Maps / Google Earth para a construção de percursos; 3.3. Padlet para expressar e debater ideias e fomentar o trabalho colaborativo em sala de aula; 3.4. Kahoot / Quizizz / Plickers como ferramentas de transformar a avaliação num jogo criativo 3.5. Powtoon e outros para a criação de apresentações criativas 4. O papel da disciplina de Geografia no desenvolvimento das DAC. 5. Apresentação, partilha e reflexão conjunta dos trabalhos

Metodologias

a) Apresentação da metodologia e estabelecimento da forma de trabalho nas diferentes sessões, assim como dos critérios de avaliação; b) Abordagem teórica dos temas, métodos e técnicas aplicados à didática da Geografia; c) Utilização de aplicações como exemplo de possibilidades potenciadoras de aprendizagens mais motivadoras para os alunos; d) Experimentação de técnicas / metodologias a transpor para a aula, motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem; e) Partilha da implementação dos instrumentos resultantes do trabalho cooperativo e colaborativo dos formandos Na última sessão será analisado o trabalho realizado e será feita a avaliação da ação.

Avaliação

Os formandos/participantes serão avaliados: - Participação dos formandos; - Relatório individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.

Bibliografia

Castro, M. (2019) - Didática no Ensino da Geografia: abordagens práticas e reflexões Plano de Ação para a Educação Digital (2018) – Comissão Europeia Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico e Secundário para a disciplina de Geografia - DGE Livro Verde para a Sociedade da Informação (1997). Missão para a sociedade da Informação. MCT Programa das disciplinas de Geografia / Geografia A / Geografia C / Cidadania e Mundo Atual

Observações

PASTA - Nº 28 - Separador 10

Cronograma 11/10 ; 25/10 08/11 ; 22/11 06/12 (seriam sessões de 2h cada, sendo a última de 2,5h para a apresentação dos trabalhos). Horário 18h-20h/20h30 (na última sessão).

Formador

Óscar Emanuel Ribeiro Baptista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
2 18-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
3 25-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
4 15-11-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
5 22-11-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
6 11-12-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
Início: 11-10-2023
Fim: 11-12-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120484/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Francisco Fernandes Lopes- Olhão