EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR turma T1
Apresentação
Brincar é um meio privilegiado de aprendizagem que leva ao desenvolvimento de competências transversais a todas as áreas do desenvolvimento e aprendizagem, Esta ação, respeitando as orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar, visa proporcionar, aos Educadores de Infância um conjunto de meios e competências que lhes permita o desenvolvimento do Domínio da Educação Física. O movimento tem um papel preponderante no desenvolvimento da criança, na formação da sua personalidade, no conhecimento de si próprio, na sua relação com os outros, constituindo-se como um fator facilitador das aprendizagens Consideramos muito importante a sua organização como meio de desenvolvimento das diferentes e determinantes áreas psicomotoras.
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.
Objetivos
- Desenvolver competências científico-pedagógicas adequadas à implementação das Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar, no Domínio da Educação Física - Desenvolver conhecimentos e práticas que permitam a organização de atividades lúdicas e formativas. - Conhecer e utilizar estratégias psicomotoras relativas aos alunos e aos contextos. - Refletir sobre as condições logísticas e materiais, indispensáveis à implementação destas atividades. - Conhecer normas de segurança na utilização de diferentes materiais e formas de organização de grupos e dos espaços onde as atividades são desenvolvidas.
Conteúdos
Análise das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar: Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Educação Física. Condições de implementação das atividades - Recursos A aula de Educação Física - Estrutura da aula; - Os recursos materiais; - A gestão do tempo de aula e sua relação com o empenhamento motor da criança. - Períodos críticos do Desenvolvimento Motor Aplicação de técnicas psicomotoras específicas, relativas: - A Habilidades Percetivas Conhecimento do corpo Lateralidade Orientação Espacial Ritmo Equilíbrio Coordenação Motora - Movimentos Básicos Fundamentais Movimentos Locomotores Movimentos Não Locomotores Movimentos Manipulativos - Movimentos Especializados Habilidades Adaptativas Simples e Compostas. - Qualidades Motoras: Agilidade Velocidade Flexibilidade Força
Metodologias
As metodologias a utilizar incluem: - Sessões teóricas destinadas à apresentação de conceitos, bem como à introdução e demonstração de metodologias adequadas. - Sessões práticas destinadas a aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências práticas previstas no programa de formação. - Os formandos serão desafiados a planear um conjunto de atividades adequadas a um escalão etário específico, de acordo com os objetivos pretendidos.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Empenho e participação nas sessões - Trabalhos produzidos - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada
Bibliografia
Borges, Célio José (2009). Educação Física para o Pré-Escolar. Brasil: Sprint Editores.Cardona, M.J. (2007). Avaliação na Educação de Infância. As paredes da sala também falam! Exemplo de alguns instrumentos de apoio. Cadernos de Educação de Infância nº 9 p.10-15Leavers, F. (2011). Aumentar as competências das crianças através do bem-estar e do envolvimento. Infância na Europa, nº 21. P17-19.Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Educação.Veiga Simão, M. (2015). Promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças: proposta de instrumento de apoio à prática pedagógica. Nuances. Estudos sobre educação, vol. 5 nº 3 p. 170-190.
Observações
05/06/24 (4ªF.) 15:30h – 19:30h Faro (Sala) 4H 12/06/24 (4ªF.) 15:30h – 19:30h Faro (Sala +Ginásio) 4H 19/06/24 (4ªF) 15:30h – 19:30h Faro (Sala) 4H 26/06/24 (4ªF.) 15:30h – 19:30h Faro (Sala + Ginásio) 4H 03/07/24 (4ªF.) 15:30h – 19:30h Faro (Sala Informática) 4H -Trabalhos de Grupo 10/07/24 (4ªF.) 15:30h – 20:30h Faro (Sala) 5H - Apresentação e Discussão dos Trabalhos de Grupo
Formador
Eduardo Vasconcelos Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |
3 | 19-06-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |
4 | 26-06-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |
5 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |
6 | 10-07-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 20:30 | 5:00 | Presencial |