414

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR turma T1

Apresentação

“Brincar é um meio privilegiado de aprendizagem que leva ao desenvolvimento de competências transversais a todas as áreas do desenvolvimento e aprendizagem”, Esta ação, respeitando as orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar, visa proporcionar, aos Educadores de Infância um conjunto de meios e competências que lhes permita o desenvolvimento do Domínio da Educação Física. O “movimento” tem um papel preponderante no desenvolvimento da criança, na formação da sua personalidade, no conhecimento de si próprio, na sua relação com os outros, constituindo-se como um fator facilitador das aprendizagens Consideramos muito importante a sua organização como meio de desenvolvimento das diferentes e determinantes áreas psicomotoras.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.

Objetivos

- Desenvolver competências científico-pedagógicas adequadas à implementação das Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar, no Domínio da Educação Física - Desenvolver conhecimentos e práticas que permitam a organização de atividades lúdicas e formativas. - Conhecer e utilizar estratégias psicomotoras relativas aos alunos e aos contextos. - Refletir sobre as condições logísticas e materiais, indispensáveis à implementação destas atividades. - Conhecer normas de segurança na utilização de diferentes materiais e formas de organização de grupos e dos espaços onde as atividades são desenvolvidas.

Conteúdos

Análise das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar: Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Educação Física. Condições de implementação das atividades - Recursos A aula de Educação Física - Estrutura da aula; - Os recursos materiais; - A gestão do tempo de aula e sua relação com o empenhamento motor da criança. - Períodos críticos do Desenvolvimento Motor Aplicação de técnicas psicomotoras específicas, relativas: - A Habilidades Percetivas • Conhecimento do corpo • Lateralidade • Orientação Espacial • Ritmo • Equilíbrio • Coordenação Motora - Movimentos Básicos Fundamentais • Movimentos Locomotores • Movimentos Não Locomotores • Movimentos Manipulativos - Movimentos Especializados • Habilidades Adaptativas Simples e Compostas. - Qualidades Motoras: • Agilidade • Velocidade • Flexibilidade • Força

Metodologias

As metodologias a utilizar incluem: - Sessões teóricas destinadas à apresentação de conceitos, bem como à introdução e demonstração de metodologias adequadas. - Sessões práticas destinadas a aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências práticas previstas no programa de formação. - Os formandos serão desafiados a planear um conjunto de atividades adequadas a um escalão etário específico, de acordo com os objetivos pretendidos.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Empenho e participação nas sessões - Trabalhos produzidos - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada

Bibliografia

Borges, Célio José (2009). Educação Física para o Pré-Escolar. Brasil: Sprint Editores.Cardona, M.J. (2007). Avaliação na Educação de Infância. As paredes da sala também falam! Exemplo de alguns instrumentos de apoio. Cadernos de Educação de Infância nº 9 p.10-15Leavers, F. (2011). Aumentar as competências das crianças através do bem-estar e do envolvimento. Infância na Europa, nº 21. P17-19.Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Educação.Veiga Simão, M. (2015). Promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças: proposta de instrumento de apoio à prática pedagógica. Nuances. Estudos sobre educação, vol. 5 nº 3 p. 170-190.

Observações

05/06/24 (4ªF.) 15:30h – 19:30h Faro (Sala) 4H 12/06/24 (4ªF.) 15:30h – 19:30h Faro (Sala +Ginásio) 4H 19/06/24 (4ªF) 15:30h – 19:30h Faro (Sala) 4H 26/06/24 (4ªF.) 15:30h – 19:30h Faro (Sala + Ginásio) 4H 03/07/24 (4ªF.) 15:30h – 19:30h Faro (Sala Informática) 4H -Trabalhos de Grupo 10/07/24 (4ªF.) 15:30h – 20:30h Faro (Sala) 5H - Apresentação e Discussão dos Trabalhos de Grupo

Formador

Eduardo Vasconcelos Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-06-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
2 12-06-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
3 19-06-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
4 26-06-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
5 03-07-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
6 10-07-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 20:30 5:00 Presencial
Início: 05-06-2024
Fim: 10-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119198/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Dr Joaquim Magalhães, na sala 20 e no pavilhão.