409

ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL E SNOEZELEN turma T1

Apresentação

A adoção do ensino inclusivo sugere o uso de estratégias instrutivas e recursos escolares alternativos para proporcionar experiências de aprendizagem que se adequem às diferentes necessidades individuais de todos os alunos. A inclusão pressupõe processos de aprendizagem e de estratégias para o desenvolvimento holístico da criança/jovem. O acompanhamento Snoezelen potencia as aprendizagens da criança/jovem qualquer que seja seu o nível de competências ou comprometimentos. Pretende-se que os destinatários adquiriram conhecimentos para planificar uma intervenção adequada, em sala Snoezelen e/ou noutros ambientes multissensoriais.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Promover a aquisição de conhecimentos básicos sobre a estimulação multissensorial num ambiente Snoezelen, noutrosambientes e no quotidiano Conhecer o conceito de Estimulação Multissensorial de forma global Conhecer o conceito Snoezelen e a sua metodologia de trabalho Compreender e analisar respostas da criança/jovem num ambiente Snoezelen Monitorizar e avaliar os efeitos da intervenção Snoezelen/Estimulação multissensorial

Conteúdos

1. Introdução à estimulação multissensorial Snoezelen 2. Estimulação multissensorial (sete sentidos) 3. Sentidos e integração sensorial; 4. A abordagem Snoezelen em diversas áreas de intervenção / campos de aplicação e evidências científicas 5. Equipamentos e materiais 6.Estimulação Multissensorial – Snoezelen ou dos espaços. 7. Avaliação e desafios do Snoezelen

Bibliografia

Abreu, A. R. (2013). Intervenção Psicomotora com Adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais: Cooperativa de Educação e Reabilitação da [sic] Cidadãos com Incapacidade, Crl. De Oeiras (CERCIOEIRAS). (Dissertação de mestrado). FMH: Lisboa. Acedido em http://hdl.handle.net/10400.5/6422 Braga, C. (2010). Perturbações do Espectro do Autismo e Inclusão: atitudes e representações dos pais, professores e educadores de infância. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Minho. Acedido em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/14595/1/Tese.pdf. Ferreira, F. D. (2015). Efeitos da Estimulação Multissensorial pelo Método Snoezelen em Adultos com Paralisia Cerebral. (Tese de Mestrado). Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Acedido em http://hdl.handle.net/10773/16250.

Observações

05, 06, 07 de setembro das 14h30 às 18h30 e 08 de setembro das 14h30 às 17h30

Formador

Silvia Neves Cherondo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
2 06-09-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 07-09-2023 (Quinta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
4 08-09-2023 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 05-09-2023
Fim: 08-09-2023
Acreditação: DGAE/1041/2023
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Agrupamento Paula Nogueira