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RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS INTERATIVOS COM H5P turma T1

Apresentação

Nestes últimos anos tem-se assistido a uma grande evolução na indústria eletrónica que tem permitido o aparecimento de meios tecnológicos cada vez mais sofisticados e baratos. Meios esses que estão cada vez mais a ser utilizados, pois a sua acessibilidade é irreversível, tanto a nível de custos como de manuseamento e o impacto que têm numa sociedade “dirigida” pelas novas tecnologias é fulcral. A informática é uma das áreas que manifesta esta evolução eletrónica, o computador, a Internet,..., intrometeram-se no nosso quotidiano num abrir e fechar de olhos, levando as sociedades a tornarem-se inegáveis a utilidades e capacidades destas preciosas ferramentas. Com esta familiarização dos meios informáticos, os alunos estão cada vez mais associados às novas tecnologias e à Internet, tendo acesso a uma panóplia imensa e global de atividades interativas. Os professores sentem a necessidade de adaptar/reestruturar as metodologias, estratégias e atividades num processo de inovação pedagógica. A utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) tem sido uma das suas mais valias. Estudos de investigação, demonstram que o recurso aos RED, onde se incluem os desafios interativos, permitem o maior envolvimento dos alunos, o aumento da motivação e a promoção da aprendizagem colaborativa. Neste contexto, o manuseamento de aplicações que possibilite a utilização, criação e gestão de Recursos Educativos Digitais Interativos (REDI) de uma forma simples e intuitiva é de extrema importância. É neste contexto que se propõe a presente ação de formação, que tem como objetivo dotar os docentes com as competências necessárias à criação de Recursos Educativos Digitais Interativos de qualidade facilitadores do processo ensino-aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Encorajar alterações nas práticas e procedimentos do professor, nomeadamente ao nível da disponibilização e criação de recursos educativos digitais de qualidade; • Conceber metodologias e elaborar materiais para aplicação concreta ao contexto escolar, estimulando a inovação pedagógica e novas formas de rentabilizar recursos; • Integrar os Recursos Educativos Digitais nos vários contextos de aprendizagem; • Construir Recursos Educativos Digitais Interativos com H5P para promover o sucesso dos alunos; • Promover o interesse e a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio conhecimento; • Incentivar a diversificação de estratégias promotoras da autonomia dos alunos; • Promover práticas de autoavaliação e de autorregulação; • Fomentar o trabalho colaborativo e a partilha de materiais entre os professores participantes. Em suma, pretende-se assim que no final da ação os formandos estejam aptos para utilizar, conceber e desenvolver recursos educativos digitais interativos de qualidade, de acesso livre, com vista ao desenvolvimento de mais e melhores aprendizagens

Conteúdos

1. Plano nacional de Transição Digital, Documentos de enquadramento das políticas educativas e ponto de situação. (2 horas) 2. Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED interativos. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. (2 horas) 3. Exploração de atividades/desafios interativos no H5P. (3 horas) 4. Criação de Recursos Educativos Digitais Interativos com o H5P. (9 horas) 5. H5P na plataforma Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS) Moodle e no Sistema de gestão de conteúdos (CMS) WordPress. (3 horas) 6. Integração de recurso educativos digitais em diferentes modalidades de ensino e desenvolvimento de projeto educativo. (3 horas) 7. Partilha e exploração dos Recursos Educativos Digitais criados na ação. (3 horas)

Metodologias

As sessões terão caráter teórico-prático.Em cada sessão serão disponibilizados: guião da sessão; documentação, recursos diversos (guiões, tutoriais, vídeos, etc…), bibliografia específica e/ou links úteis; atividade(s); forma de submissão da(s) atividade(s) (trabalho, fórum, glossário entre outras opções); Forma de interação (caso se justifique). Os formandos terão oportunidade de realizar atividades individuais e/ou em grupo, privilegiando-se o tratamento de propostas integradoras de caráter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento e as experiências e conhecimentos prévios dos formandos. As sessões quando oportuno, incluirão momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online ou outra aplicação adequada para esta finalidade. O acompanhamento dos formandos, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e chat. Os momentos de comunicação síncrona (em tempo real) os formadores estarão online no Google Meet

Avaliação

Os formandos serão avaliados de forma contínua e de acordo com o regime Jurídico da Formação Contínua de professores, decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua”. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, nos termos do Artigo 4.º, nº 6, do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio, tendo por base a participação/contributos, a concretização das tarefas e a qualidade e adequação da realização das atividades propostas nas sessões. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.

Bibliografia

European Commission. (n.d.). SELFIE for TEACHERS. Retirado de: https://education.ec.europa.eu/selfie-for-teachers . Consultado em 01 de junho de 2023Franco, C. d. (2013). A utilização de recursos educativos digitais na sala de aula: Um componente fundamental no ensino? Faculdade de Ciências Socias e Humanas - Universidade Nova de Lisboa. https://run.unl.pt/bitstream/10362/13761/1/Tese%20RED%20CatarinaFranco.pdfPortugal Digital. (2020). Plano de Ação para a Transição Digital. Retirado de: https://www.portugal.gov.pt/gc22/portugal-digital/plano-de-acao-para-a-transicao-digital-pdf.aspx Consultado em 01 de junho de 2023Ramos, J.L., Teodoro, V.D., Soares, J.P., Ferreira, F.M. e Chagas, I. M. ( 2010) Portal das Escolas - Recursos Educativos Digitais para Portugal: Estudo Estratégico. , ed. 1ª, ISBN: 978-972-614-483-0. Lisboa : GEPE. 323 páginasSemião, D., & Tinoca, L. (2021). A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI. Revista Educação em Questão, 59(61), páginas 1-22. Retirado de: http://hdl.handle.net/10451/50286

Observações

PASTA - Nº 28-2023 Separador 4 T1

27/SETEMBRO 18H00 - 21H00 PRESENCIAL 04/OUTUBRO 18H00 - 21H00 PRESENCIAL 11/OUTUBRO 18H00 - 21H00 PRESENCIAL 19/OUTUBRO 18H30 - 21H30 ONLINE 26/OUTUBRO 18H30 - 21H30 ONLINE 02/NOVEMBRO 18H30 - 21H30 ONLINE 09/NOVEMBRO 18H30 - 21H30 ONLINE 16/NOVEMBRO 18H30 - 20H30 ONLINE 23/NOVEMBRO 18H30 - 20H30 ONLINE

Formador

Décio Gonçalves Viegas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-09-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 04-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 12-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 19-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 26-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 02-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 09-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 16-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
9 23-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 27-09-2023
Fim: 23-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120617/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Presencial na sala A1.04 e On line no Google Meet