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GEOLOGIA URBANA NA CIDADE DE OLHÃO turma T1

Apresentação

A geologia urbana compreende o estudo da construção e das pedras decorativas de edifícios, monumentos, pavimentos, etc. As pedras de construção e seu conteúdo mineral e fóssil revelam a história da sua origem, a sua procedência, o tratamento a que foram sujeitos e a sua forma de interagir com o meio ambiente, ou seja, o estado de alteração por influências ambientais. Além disso, as pedras conferem forma e cor às edificações, definindo uma parte do seu aspeto estético. Deste modo, junta-se uma dimensão natural à dimensão arquitetónica, artística e histórica das edificações, combinando o património cultural com o natural. O património construído de uma cidade pode ser visto como um museu geológico ao ar livre que pode ser visitado para fins pedagógicos ou turísticos. Neste museu, as pedras e os seus conteúdos mineral e fóssil, são acessíveis num meio urbano e podem ser observados durante todo o ano. De mais a mais, grande parte das pedras foi sujeita a um tratamento de polimento, evidenciando o seu conteúdo e a sua estrutura. Para as visitar, não são necessários veículos poluentes de todo-o-terreno ou caminhadas longas e exaustivas. Em vista disto, a geologia urbana é uma forma de dar a conhecer vários aspetos da geologia, não só ao público em geral e a muitos idosos e pessoas com mobilidade reduzida (revelando-se uma contribuição preciosa para o turismo inclusivo), como à comunidade escolar. Esta alternativa permite uma abordagem à geologia muito próxima das vivências diárias de alunos e professores, para além de uma exploração em aula de campo com toda a facilidade e a possibilidade de trabalho individual ou de grupo em completa autonomia.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Observações

Pasta 30 ACD Separador 11

Formador

Stefan Rosendahl

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-07-2023 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 13-07-2023
Fim: 13-07-2023
Acreditação: Registo 294 CD nº37 07.06.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Cidade de Olhão