398

FERRAMENTAS DIGITAIS NA DINAMIZAÇÃO DE UM PROJETO ERASMUS+ NO ENSINO PROFISSIONAL turma T1

Apresentação

A escola Secundária João de Deus participa no projecto Erasmus + “Profissionais do século XXI: Uma Aventura pela Europa V”. O projecto espera promover a aquisição de novas competências na área das TIC através da combinação de inovadoras Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da interacção útil entre os países que nele participam. O objectivo deste projecto é melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem dos cursos profissionais. Os computadores constituem uma ferramenta útil para a maioria dos professores e alunos, no entanto, o seu potencial nem sempre é rentabilizado da melhor forma. Partilhando e discutindo ideias, trocando materiais, fazendo pesquisas, implementado aulas mais criativas através da utilização de vídeos, PowerPoints, da Google Drive, do Padlet, do Wix e do Prezi podemos estimular as aprendizagens tanto nos professores como nos alunos. Para que possamos aprender autonomamente, ao longo da vida, de forma efectiva, temos que nos adaptar rapidamente às novas realidades, utilizar as novas tecnologias e aproveitar as oportunidades que nos trazem na sala de aula.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

O presente curso de formação visa melhorar as competências informáticas dos professores e pretende colmatar algumas lacunas sentidas pelos professores envolvidos neste projeto. Pretende também, proporcionar uma visão sobre a missão e objectivos dos projetos Erasmus + na escola; desenvolver o conceito de cidadania europeia; sensibilizar para a importância da diversidade linguística e cultural; promover o debate em torno da necessidade de mobilização de todos os professores a participa em projetos Europeus. Criar ainda, instrumentos de apoio às actividades de sala de aula e outros contextos favoráveis à promoção das TIC, da autonomia do aluno e do seu desenvolvimento individual. E Por fim pretende-se, nesta formação, criar um site para o projeto em formato de Blog, produzir vários vídeos e apresentações relativos às mobilidades e utilizar outras ferramentas Web 2.0 como o Prezi e o Padlet.

Conteúdos

Esta acção tem um carácter essencialmente prático. Apresenta-se a seguir a sua estrutura e os conteúdos que irão ser abordados. 1ª Sessão (4 horas) – Apresentação; Apresentação da metodologia de trabalho; Apresentação e discussão dos critérios de avaliação da acção, 1ª aboradagem aos conteúdos da ação; 2ª Sessão (4 horas) – Criação de um site em Wix para disseminar oprojeto Erasmus+; (apresentação e exploração das potencialidades); Utilização deste recurso educativo. 3ª Sessão (4 horas) – Publicar e alimentar o site criado em Wix/GoogleSites. Utilização deste recurso educativo. Apresentação de trabalhos; avaliação. 1. Conceitos e práticas de criação de um “SITE em Wix”: • Criação de uma conta; • Configurar o aspeto do modelo escolhido; • Criar e formatar novas páginas; • Criação de barra de hiperligações • Criação e edição de mensagens com texto e imagens; • Upload ficheiros; • Guardar e Publicar o Site. 2. Desenvolvimento de Apresentações em PowerPoint • Familiarização com o ambiente de trabalho PowerPoint • Criar uma apresentação e slides • Trabalhar com objectos do PowerPoint • Inserir texto nos slides • Inserir imagens nos slides • Criar Hiperligações • Aplicar efeitos e animações especiais: • Efectuar o “Slide show” 3. O Prezi como ferramenta de apoio à aprendizagem: • Apresentação do Software; • Diferenças entre os vários tipos de licenças (Gratuita vs PRO); • Iniciar uma conta no Prezi e primeiros passos ; • Criação/Edição de Apresentações a partir de templates; • Compreender a mecânica da navegação; • Inserir novos conteúdos (imagens/ símbolos e formas); • Alterar o fundo e os temas; • Animações de conteúdo; • Converter apresentações de PowerPoint ou PDF em Prezi; • Edição básica de fotos (cor e transparência); • Escolha de cores. 4. Os vídeos como forma de dissemir produtos: • Planear um projeto; • Ferramentas de edição de vídeo; • Trabalhar com áudio; • Trabalhar com imagem; • Efeitos de vídeo, animação e áudio; • Trabalhar com ficheiros e formatos; • Optimizar e Renderizar os projetos; • Exportar projetos; 5. Apresentação dos recursos e propostas metodológicas dos formandos através do Site criado.

Metodologias

Passos Metodológicos: As sessões de formação serão teórico-práticas, sendo constituídas por momentos de exemplificação de possíveis materiais, fichas de trabalho e por outros, onde os formandos individualmente/grupo, construirão propostas de materiais didácticos a aplicar ao projeto Erasmus + e nas suas aulas. As sessões desenvolvem-se de forma a permitir que os formandos reflictam, investiguem e desenvolvam os seus portefólios digitais com os materiais do projecto. Desta forma será possível desenvolver e aperfeiçoar o domínio destas tecnologias, partilhar dificuldades, saberes e experiências, bem como esclarecer dúvidas relacionadas com os projectos de trabalho que estejam a desenvolver.

Avaliação

A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. Os critérios sobre os quais irá incidir a avaliação contínua têm por base os seguintes parâmetros: • 15% - participação e empenho nas tarefas/práticas propostas. • 70% - Trabalho final individual: planificação de um plano de acompanhamento de um ou mais alunos. Aplicação em contexto educativo incluindo monitorização e avaliação das sessões/atividades. •15% - relatório de reflexão crítica final. Excelente: de 9 a 10 valores; Muito Bom : de 8 a 8,9 valores; Bom : de 6,5 a 7,9 valores; Regular :de 5 a 6,4 valores; Insuficiente:de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Manuais de Utilização do Prezi (http://www.medtrab.ufpr.br/arquivos2016/metodologia/Manual%20Prezi.pdf)Manuais Wix (https://pt.wix.com/blog/2018/08/guia-como-criar-site-profissional/)Manuais de utilização de AdobePremiere (https://helpx.adobe.com/pt/premiere-pro/user-guide.html)Manuais de PPT (https://carlosdiniz.pt/manuais/Manual_PowerPoint2013.pdf)

Observações

PASTA - Nº 28-2023 Separador 1 T1

Dias 3, 4, 5, 6 de julho, 3 horas por dia e no último serão 3,5 horas

Formador

Maria João de Magalhães Seruca de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-07-2023 (Segunda-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 04-07-2023 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 05-07-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 06-07-2023 (Quinta-feira) 10:00 - 13:30 3:30 Presencial
Início: 03-07-2023
Fim: 07-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119920/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12:30 h
Local: Para o Agrp. João de Deus ( participantes no Projeto)