INTEGRAÇÃO DOS POTENCIAIS HUMANOS NO TRABALHO DE EQUIPA E COOPERAÇÃO turma T1
Apresentação
Em função do plano de atividades: Considera-se que esta ação se enquadra no plano de atividades do Centro de Formação, uma vez que contribui para promover o conhecimento do pessoal não docente sobre as especificidades das suas funções, nomeadamente no âmbito do trabalho em equipa e colaboração: a capacidade para se integrar em equipas de trabalho e cooperar com outros de forma ativa, a integração em equipas de trabalho, dentro e fora do seu contexto habitual e contribui para o desenvolvimento ou manutenção de um bom ambiente de trabalho. Há também uma necessidade de formação em ferramentas e dinâmicas que ajudem o pessoal não docente a coordenar, orientar e dinamizar grupos com vista à concretização de objetivos comuns, em ouvir e ser ouvido e também em ser considerado como um importante agente educativo. No âmbito do relacionamento pessoal há ainda a necessidade em melhorar a capacidade para interagir, adequadamente. Em função dos destinatários: Considera-se que o pessoal docente sente necessidade de desenvolver ferramentas que os ajudem nas relações interpessoais e no desenvolvimento de estratégias de trabalho em equipa que os ajudem a respeitar todos os diferentes e as suas próprias vontades. Este tipo de ação reveste-se de grande relevância, na medida em que pretende promover o bem-estar individual e coletivo junto do pessoal não docente, e deste modo contribuir para promover o bom relacionamento em toda a comunidade educativa. O pessoal docente necessita de formação que valorize os seus potenciais humanos e o seu papel como agente educativo.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Conhecer a importancia do trabalho em equipa. Integrar dinâmicas de trabalho em equipa a desenvolver com os seus pares. Dsenvolver competências colaborativas, criativas e proativas. Reabilitar a confiança em si e nos outros, a estima por si, pelo grupo e pelo entorno. Viver e promover relações harmoniosas e construtivas, com todos na comunidade educativa. Usar o diálogo construtivo/positivo e a comunicação autêntica e não violenta entre os que o rodeia. Melhorar o seu bem-estar global e reduzir o stress. Sentir-se parte importante do todo (comunidade educativa)
Conteúdos
2 horas de componente teórica expositiva, reflexiva e de partilha; e 4 horas de componente prática intercaladas com a teoria. Conhecimentos teóricos sobre a importância do Trabalho em equipa nas organizações (2h) Dinâmicas grupais teórico-práticas de integração das ferramentas essenciais à melhoria das relações intra e interpessoais (4h)
Metodologias
Abordagem individual, em plenário e pequenos grupos, com recurso à resolução criativa de problemas e a dinâmicas ativas e participativas. Adaptaçoes do "Open space", "world café", "Dragon Dreaming" e "biodanza".
Avaliação
Quantitativa e Qualitativa
Modelo
Ponderação participação: 50 Ponderação assiduidade: 30 Ponderação testes/trabalhos escritos: 20
Bibliografia
Handy, C. (1999). Understanding organizations. Londres: Penguin Books Araneda, Rolando Toro(2014). El Principio Biocéntrico. Nuevo Paradigma para las Ciencias Humanas. La Vida como Matriz Cultural. Santiago: Editorial Cuarto Proprio. Boff, Leonardo (1999). Saber Cuidar - Ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. Damásio, António (2017). A Estranha Ordem das Coisas – a vida, os sentimentos e as culturas humanas. Lisboa: Círculo de Leitores Sarpe, António (2014). Identidade, Eros e Transcêndencia. Lisboa. Edição de Autor Vasconcelos, Arthur (Org) (2014). Biodanza - a Nossa vida mudou enquanto dançávamos. Lisboa: Monóculo.
Formador
Maria da Conceição de Sousa Cipriano Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-07-2023 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-07-2023 (Terça-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |