APRENDIZAGEM FORA DA SALA DE AULA COM RECURSOS DIGITAIS turma 1
Apresentação
No sentido de realizar mudanças significativas na educação, têm sido definidas várias orientações nacionais, entre elas: o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória (PA), a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), a Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), o Programa Nacional Promoção Sucesso Escolar (PNPSE), o compromisso da Educação Inclusiva (EI), a Capacitação Digital e as Aprendizagens Essenciais (AE). As mudanças não se fazem por decreto, sendo necessário envolver os agentes educativos na operacionalização dos normativos que estão em vigor. Nesse sentido surge esta ACD que irá proporcionar a co-construção de tarefas interdisciplinares no exterior da escola (educação outdoor). As tarefas no exterior, para além de favorecerem as aprendizagens essenciais de cada disciplina, têm a particularidade de facilitarem competências sociais e emocionais que fortalecem e enriquecem os alunos como seres humanos. As abordagens e metodologias utilizadas têm como foco a construção do conhecimento das crianças, promovendo nelas a autonomia, o espírito crítico, a resolução de problemas em ação e o desenvolvimento de competências promotoras do espírito de descoberta, com recurso às tecnologias. Hoje em dia é de extrema importância a boa integração das tecnologias na promoção do desenvolvimento dos vários saberes. É essa simbiose entre a tecnologia e a aprendizagem através dos sentidos que iremos dinamizar esta formação. Os professores ficarão capacitados para integrar diferentes ambientes de aprendizagem (jardins, parques, ruas, monumentos, museus, sites…) numa educação centrada na aprendizagem plural, com todos e para todos. Estes ambientes exteriores são, também, reconhecidos por terem grande potencial para ajudar crianças e jovens com dificuldades a nível comportamental e de aprendizagem (O´Brien, 2009). Pelo exposto, através de uma cultura de cooperação, assente nas potencialidades da integração de saberes de diferentes disciplinas, esta formação alicerça-se nas pedagogias da digitalização de forma a capacitar os docentes para a co-criação de percursos de renovação, inovação e transformação. Nesta formação será abordado o uso de algumas ferramentas digitais apresentadas no curso EDUCATION OUTSIDE THE CLASSROOM– Learning from sites, museums, monuments & nature, no âmbito do ERASMUS KA1, frequentado pelas formadoras, juntamente com um grupo de professores do AETC.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Observações
Pasta 30 ACD Separador 9
E.learning (01.06.2023 , das 17h30- 19h30), presencial (15.06.2023, das 10h-12h)
Formador
Maria da Conceição de Sousa Cipriano Santos
Sandra Guerreiro Gonçalves Nobre
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-06-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 15-06-2023 (Quinta-feira) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Presencial |