HISTÓRIAS DIVERSAS A NARRAÇÃO DE CONTOS TRADICIONAIS NA SALA DE AULA turma T1
Apresentação
Esta ação enquadra-se num projeto de colaboração Erasmus Mais de pequena dimensão, envolvendo escolas de 1º ciclo e contadores de histórias profissionais de Portugal e Espanha. Em conformidade com prioridades europeias partilhadas pela escola, a ação vem promover entre os professores a prática de contar histórias no contexto da sala de aula, tendo por prioridade valores de igualdade e inclusão na relação com a diversidade cultural das comunidades escolares
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
Promover as práticas de narração oral de histórias em contexto de sala de aula enquanto ferramenta lúdica e pedagógica. Desenvolver competências e disponibilizar recursos aos professores para contar histórias a partir do repertório de contos de tradição oral portuguesa. Por fim, sensibilizar os professores para os preconceitos, estereótipos e valores presentes no seu património imaterial, de forma atualizar esse mesmo repertório, ainda que respeitando e valorizando a sua identidade cultural.
Conteúdos
Ontologia e epistemologia do conto de tradição oral: definição do conto de tradição oral e breve história dos estudos sobre as narrativas tradicionais, as suas teorias e metodologias, do Romantismo às atuais teorias de género, passando pelos métodos comparativos e estruturalistas. Do porquê de contar histórias na sala de aula: desafios, metodologias e ganhos das práticas de narração na aquisição de competências linguísticas e expressivas (orais e escritas) e sociais, assim como na transmissão de conteúdos e valores. Apresentação de recursos e a sua utilização na pesquisa de contos de tradição oral: do Catálogo do Conto Tradicional Português, dos arquivos, coletâneas, até aos meios digitais. Do ouvir/ler ao contar: processos criativos de apropriação dos contos, adaptação, mnemónica e oralização. A experiência do contar histórias: recursos expressivos para a narração oral (narrativos, prosódicos e quinésicos) e estratégicas fáticas para a gestão da atenção, participação e interpretação por parte dos ouvintes.
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se no grau de conhecimento ( 20%) e capacidade de utilização dos recursos disponibilizados (30%) e na manifestação das competências adquiridas ( 50%). A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
Bibliografia
Cardigos, Isabel D. e Correia, Paulo J. 2015. Catálogo dos contos tradicionais portugueses. Dois volumes. Porto: Edições Afrontamento.Egan, Kieran. 1989. Teaching as story telling: an approach to teaching and curriculum in the elementary school. Chicago: The University of Chicago Press.Girardello, Gilka. 2014. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas: Papyrus.Machado, Regina. 2004. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL.Traça, E. 1992. O Fio da memória: do conto popular ao conto para crianças (2ª ed.). Porto: Porto Editora.
Observações
PASTA - Nº 27-2023 Separador 1
Formador
Luis Correia Carmelo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-05-2023 (Quinta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 18-05-2023 (Quinta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 25-05-2023 (Quinta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 01-06-2023 (Quinta-feira) | 15:30 - 19:00 | 3:30 | Presencial |