A OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL turma T1
Apresentação
O estudo da biodiversidade e conservação da natureza tem grande importância na formação para um desenvolvimento sustentável das comunidades. Com a vida selvagem portuguesa cada vez mais ameaçada, urge formar a população para a sua importância. As aves destacam-se pela facilidade de observação, pela sua beleza e pelo seu papel ecológico nos diferentes habitats. A avifauna da Ria Formosa tem um papel ecológico fundamental para o seu equilíbrio. Dada à grande diversidade de espécies de aves aqui existentes, verificam-se importantes interacções tróficas que regulam o equilíbrio ecológico. Seja ao nível da dispersão de sementes ou do controlo de pragas e doenças, as aves desempenham um papel absolutamente fundamental. Assim, é fundamenteal formar os professores e dotá-los de conhecimentos que os auxiliem a transmitir estes valores e a aproximar os seus alunos do meio natural.
Destinatários
Professores dos grupos 230 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 520.
Objetivos
- Promover a importância da educação para a conservação da natureza e da biodiversidade - Promover a observação de Aves seguindo princípios de Ornitologia e regras de conduta e boas práticas em saídas de campo - Conhecer a diversidade da Avifauna portuguesa, destacando as espécies do Algarve e da Ria Formosa - Aprofundar conhecimentos científicos dos professores sobre a identificação e ecologia das Aves - Aprofundar conhecimentos sobre a conservação e recuperação de fauna, destacando o trabalho dos centros de recuperação de fauna selvagem - Promover a troca de experiências entre os professores e técnicos especializados em recuperação e conservação da natureza - Promover a dinamização de acções de educação ambiental relacionadas com Avifauna com crianças e jovens, dentro e fora da escola, de forma a incrementar o conhecimento e sensibilização da população para esta temática
Conteúdos
- Introdução à Ornitologia: Princípios básicos; Regras de conduta e boas práticas em saídas de cmapo; Equipamento necessário; - Conceitos gerais sobre as aves: Origem; Características morfológicas; Penas e Voo; Alimentação; Especializações Locomotoras; Migrações; - Os principais grupos de aves existentes em Portugal: aves marinhas, aves aquáticas, Passeriformes, aves estepárias, rapinas; - As principais espécies de aves existentes no Algarve, em particular na Ria Formosa; - A importância da conservação da Avifauna (o exemplo do trabalho de um centro de recuperação de fauna selvagem); - Aplicações móveis e outros recursos para apoio na identificação visual e audio das aves; - Formas de envolvimentos da comunidade escolar e de comunicação destes temas e actividades, passíveis de serem implementadas pelos professores dento e fora da escola; - Saída de campo para identificação de aves na Ria Formosa.
Avaliação
Participação dos formandos 50% Relatório individual / portefólio com evidências do trabalho realizado com o Agrupamento/ alunos sobre as temáticas desenvolvidas na formação 50% A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.
Bibliografia
Mullarney, K., Sevensson, L., Zetterström, D. & Grant, P.J. (2012). Guia de Aves. Assírio & Alvim, LisboaEstado das Aves em Portugal
Observações
PASTA - Nº 27-2023 Separador 2
Formador
Fábia Manuel Pinto Azevedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-05-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-05-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 13-05-2023 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 15-05-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-05-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 21-05-2023 (Domingo) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 21-05-2023 (Domingo) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |