EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - RECURSOS EDUCATIVOS EM EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO turma T1
Apresentação
['Acompanhando a exigência de que no ensino há necessidade de renovação, cremos que é essencial desenvolver conteúdos e recursos educativos que potencializem novos cenários de aprendizagem para a Educação Artística. Este propósito, que é uma das exigências do plano de intervenção do PEEA, contribui a nível nacional para a formação estética e artística dos profissionais de educação. Assim, observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, esta formação, em Expressão Dramática/Teatro, pretende desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que valorizem o papel central da Educação Artística, no contexto escolar.']
Destinatários
Professores dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
['- Contribuir para o desenvolvimento da Educação Artística, na área Expressão Dramática/Teatro, no âmbito da missão do Programa de Educação Estética e Artística. \r\n\r\nAnalisar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Matriz Curricular em Educação Artística, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais para a Expressão Dramática/Teatro. \r\n\r\n- Desenvolver um conjunto de referentes, através de atividades especificas, que promovam uma pedagogia centrada na pesquisa, na experiência e na exploração do mundo envolvente. \r\n\r\nPromover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade gráfica e expressiva. \r\n\r\nValorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros.']
Conteúdos
Contextualização (1horas) \r\n\r\nPrincípios orientadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). \r\nA Expressão Dramática/Teatro no âmbito do PEEA. \r\nEducação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico. \r\nPerfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Matriz Curricular/ Expressão Dramática/Teatro. \r\n\r\n \r\nConteúdos específicos - Expressão Dramática/Teatro (10 horas) \r\nDinâmicas de grupo, Expressão Dramática versus Teatro; Jogo dramático. \r\nCorpo e Movimento/Gesto/Objetos \r\n- Representação e arquitetura corporal. \r\n- O corpo como meio de expressão, comunicação e criação. \r\n\r\nCorpo e Voz \r\n- Tipos de respiração. \r\n- Dicção. \r\n- Possibilidades expressivas da voz em diferentes contextos e situações de comunicação. \r\nJogo Dramático - Linguagem Verbal e Linguagem Não-Verbal: \r\n\r\nImprovisação \r\n- Explorar atitudes e movimentos para exprimir sensações, emoções e ideias. \r\n- Explorar as relações possíveis do corpo com os objetos. \r\n-Explorar possibilidades motoras e intencionalidades vocais em função do espaço. \r\n\r\n Dramatização \r\n- Leitura de textos dramáticos e a sua análise - identificar e explorar diferentes géneros convencionais de teatro. \r\n-Explorar criativamente um texto de acordo com os diferentes tipos de leitura, tipos de interpretação e intenções de comunicação. \r\n-Explorar a criação de histórias, a construção de personagens e suas interações, em situações distintas e com diferentes finalidades. \r\n-Desenvolver/exercitar a escrita criativa. \r\n \r\nRecursos educativos (10 horas) \r\n\r\nCorpo \r\nExplorar e desenvolver as possibilidades motoras e expressivas do corpo. \r\nConteúdos: corpo e movimento, improvisação. \r\n3. Percursos de aprendizagem. \r\n4. Interpretação - Reflexão. \r\n5. Atividade: linguagem corporal - postura, gesto e expressão facial. \r\n\r\nVoz \r\n1. Expressividade dos sons. \r\n2. Conteúdos: voz, improvisação. \r\n3. Percursos de aprendizagem. \r\n4. Interpretação \x96 Reflexão. \r\n5. Atividade: exercícios de ritmo, dicção, respiração, colocação de voz, articulação e volume. \r\n\r\nImprovisação \r\n1. Reagir corporalmente de forma expressiva a estímulos exteriores. \r\n2. Conteúdos: improvisação. \r\n3. Percursos de aprendizagem. \r\n4. Interpretação - Reflexão. \r\n5. Atividade: Improvisar palavras, sons, gestos e ações, a partir de diferentes estímulos: ambientes, temas ou ideias. \r\n\r\nDramatização \r\n1. Reconhecer e explorar, em diferentes géneros teatrais, personagens, cenários e ambientes. \r\n2. Conteúdos: corpo, voz, improvisação, dramatização. \r\n3. Percursos de aprendizagem. \r\n4. Interpretação - Reflexão. \r\n5. Atividade: Analisar textos dramáticos e/ou de outros géneros literários e utilizá-los com intencionalidade teatral. \r\n\r\n\r\nPreparação para uma apresentação \r\nContextualização. \r\nConteúdos: corpo, voz, improvisação, dramatização. \r\nPercursos de aprendizagem. \r\nInterpretação - Reflexão. \r\nAtividade: preparação para uma apresentação. \r\n\r\nAvaliação (4 h) \r\n Apresentação de propostas de recursos educativos que reflitam os conteúdos abordados na ação.
Metodologias
['Presencial: Sessões teórico-práticas. \r\n\r\nOs conteúdos são expostos no decurso da apresentação com uma sequência de recursos, materiais, dispositivos e instrumentos para a prática educativa. Simultaneamente, desenvolvem-se modelos pedagógicos preconizados pelo PEEA, no âmbito da área da Expressão Dramática/Teatro, centrados numa aprendizagem que potencie o desenvolvimento pleno do aluno. \r\n\r\nNeste enquadramento, a apresentação do conjunto dos recursos educativos é acompanhada pelos procedimentos necessários à sua produção, manuseamento a aplicação em contexto escolar. \r\n\r\nReflexão e exposição das propostas a serem apresentadas como trabalho individual.']
Avaliação
['A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: Participação/Contribuição - 50%; Trabalho de aplicação de Conteúdos (Projeto e reflexão crítica) - 50%.']
Bibliografia
UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.CAÑAS, J. (1992). Didática de la Expresión Dramátic. Una aproximación a la dinâmica teatral en el aula.Barcelona: Ediciones Octaedro.LEENHARDT, Pierre (1977). A Criança e a Expressão Dramática, Lisboa, Editorial Estampa.GUERRA, M. (2007). Expressão Dramática. Clarificar conceitos e suas consequências. Porto.SOUSA, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2.º volume Drama e Dança. Lisboa: Instituto Piaget.
Observações
PASTA - Nº 27-2023 Separador 3 T1 PASTA - Nº 28-2023 Separador 7 T2
A formação realizar-se-á na sala de música
Formador
Hugo José Diogo Sancho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-05-2023 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 15-05-2023 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 22-05-2023 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 05-06-2023 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 12-06-2023 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 19-06-2023 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 26-06-2023 (Segunda-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |