O que FAZER COM A GRAMÁTICA NA AULA DE PORTUGUÊS? (2.º e 3.º CEB e E. SECUNDÁRIO) turma T1

Apresentação

A necessidade de qualificar o ensino do português justifica que seja apoiada a formação de professores dos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário no domínio da gramática, numa relação direta com os avanços metodológicos na didática da língua e com os contributos científicos dos estudos linguísticos. Tem-se em conta conceções e metodologias dos documentos oficiais em vigor, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), Aprendizagens Essenciais de Português (AE), e o referencial linguístico do Dicionário terminológico de 2008, plasmado nas AE e pressupondo transposições didáticas de termos e conceitos. Deseja-se fomentar a inovação na lecionação da gramática, enquanto domínio de aprendizagem, e colmatar algumas dificuldades dos alunos em subdomínios específicos da gramática da frase e do texto. Perspetiva-se o trabalho no desenvolvimento da capacidade de experimentar e conceber atividades e sequências de atividades, com o foco na gramática como objeto de estudo em si mesma e ao serviço das competências do Português no modo escrito e no modo oral. Focaliza-se a abordagem da gramática do texto nas propriedades configuradoras da textualidade, no que podem relevar do conhecimento explícito da língua e de algumas regras de uso do português numa abordagem pluricêntrica.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores do 2º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores do 2º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores do 2º Ciclo;.

Objetivos

Flexibilizar as práticas pedagógicas nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário, aperfeiçoando, de forma escalar, os desempenhos orais e escritos dos alunos (domínio da frase - léxico e sintaxe – e do texto - coesão e coerência). Enquadrar e utilizar os materiais didáticos experimentados e produzidos no contexto das «Aprendizagens Essenciais», enquanto “orientações curriculares de base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem em cada ano de escolaridade” (DL 55/2018). Fomentar o trabalho interdisciplinar, implementando estratégias de ensino e aprendizagem direcionadas para a promoção do sucesso escolar (Despacho 779/2019). Desenvolver práticas de trabalho colaborativo e cooperativo, com a construção de atividades didáticas e recurso a ferramentas digitais. Valorizar a experiência profissional do professor, como ponto de partida para a atualização e o aprofundamento sistemáticos, de modo a fornecer instrumentos que habilitem os docentes a dar resposta em contextos de trabalho em mudança.

Conteúdos

1. O ensino da gramática no quadro da linguística atual, da didática do português e dos documentos de referência para a disciplina de Português nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário; 2. Treino na experimentação e produção de atividades didáticas com recurso a diferentes ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Moodle; 3. Alguns domínios, termos e conceitos gramaticais de aspetos inovadores com implicações didáticas produtivas na operacionalização das AE nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário: 3.1 Fonética e fonologia: nível prosódico; processos fonológicos; 3.2 Morfologia e Lexicologia: processos regulares e irregulares de formação de palavras (palavras simples e complexas); 3.3 Sintaxe: funções sintáticas internas ao grupo verbal e ao grupo nominal; articulação entre constituintes e entre frases. 4. Identificação de alguns obstáculos à capacidade dos alunos para planear e produzir textos com coesão e coerência, no modo escrito e oral, com enfoque nos seguintes aspetos, referenciados nos documentos para o ensino do Português: 4.1 Coesão e coerência em unidades frásicas, transfrásicas e enquanto parâmetros da textualidade; 4.2 Mecanismos de coesão textual: cadeias de referência (deítica e anafórica); adequação de tempos e modos verbais; concordância temporal; uso de conectores discursivos adequados; manutenção das conexões entre as coordenadas de enunciação (tempo, espaço, pessoa). 4.3 Mecanismos de coerência textual: respeito pelos princípios da não-contradição, da não tautologia e da relevância; dispositivos de encadeamento (crono)lógico; 5. Transposição didática de termos e conceitos gramaticais trabalhados, envolvendo as competências de leitura, escrita e oralidade. 6. Recurso a ferramentas digitais e a ambientes virtuais de aprendizagem, com participação em espaços de partilha e de divulgação de produções próprias, de documentos de consulta e de textos de reflexão.

Metodologias

A ação organiza-se em três momentos: Primeiro momento, em sessão síncrona, de caráter teórico, para contextualização da ação e dos documentos de referência para o ensino da disciplina de Português, nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário, tendo como foco da formação a conceção do conhecimento gramatical, a terminologia, a organização desse conhecimento e as metodologias de ensino e aprendizagem da gramática; Segundo momento, de caráter prático e teórico, em sessões síncronas, envolvendo trabalho conjunto e de grupo, na realização de atividades didáticas a partir de situações problema, com consequente avaliação, sobre conceitos e termos gramaticais e respetivas implicações didáticas na operacionalização das AE de Português; Terceiro momento, de caráter prático e teórico, em sessões assíncronas, envolvendo trabalho colaborativo e individual, para construção e avaliação de atividades a serem realizadas pelos alunos, sobre conceitos e termos gramaticais explorados nos momentos anteriores.

Avaliação

• Participação e envolvimento nas tarefas propostas. • Elaboração e qualidade linguística da reflexão crítica individual sobre a ação e sobre o próprio desenvolvimento profissional e pessoal. • Relevância dos contributos das atividades realizadas nos projetos educativos de escola, previsivelmente refletidos nos trabalhos de turma. Na avaliação dos formandos dá-se cumprimento às determinações legais, nomeadamente os n.ºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente.

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais de Português dos 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico /http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario DT 2008 - Dicionário Terminológico, para consulta em linha. http://dt.dge.mec.pt Lopes, A.C. & Carapinha, C. (2013). Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina, Celga. Raposo, E.P.(2013). Estrutura da frase. In E. Raposo, M.F. Nascimento, M. A. Mota, L. Segura & A. Mendes (Orgs.). Gramática do Português, Vol. I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 303-394. Rodrigues, S. V.; Viegas, F. & Oliveira, C. (2021).

Observações

PASTA - Nº 28-2023 Separador 2 T1

Sessões síncronas: 22, 25 e 29 de maio; 1, 5, 26 de junho (o último dia destina-se à apresentação de trabalhos de grupo e à entrega de relatórios individuais de apreciação crítica da ação) Horário das sessões síncronas: 18h-20h Sessões assíncronas: 12, 15, 19, 22 de junho Horário previsível: 18h-20h

Formador

Maria Filomena Beata Viegas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-05-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 25-05-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 29-05-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 01-06-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 05-06-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 26-06-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
Início: 22-05-2023
Fim: 26-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120129/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 20 h
Local: on line