“APRENDER É NATURAL – ESTUDOS E PRÁTICAS EM REDOR DAS ARTES, EDUCAÇÃO E NATUREZA” turma T1
Apresentação
O mundo em redor está a pedir-nos uma relação de integração e cumplicidade com os elementos da natureza e estar no seu seio poderia ser a “coisa mais natural”. Acontece que temos vindo a “proteger-nos” dos elementos naturais tais como a terra, a chuva e o vento, encontrando eventualmente outras alternativas e de ensino-aprendizagem mais viradas para soluções assépticas. Por outro lado, assumir que os materiais que utilizamos em contexto pedagógico, e no desenvolvimento da criatividade através de propostas ditas “artísticas”, deve ser pensado à luz de uma realidade de perecimento ligada à finitude de recursos, vem colocar-nos noutra atitude de criatividade na acção. Apresentar estas ideias em forma de performance pode acrescentar formatos de ensino surpreendentes e altamente motivadores, tanto para os alunos como para os professores.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
- Interdisciplinaridade - Trabalho de Projecto - Trabalho colaborativo - Sociedade e ambiente - Identidade cultural - Conceitos das Ciências Ambientais para sustentar e alinhar uma prática de ensino-aprendizagem - Sinergias comuns aos elementos naturais, compreensão dessas relações e possíveis modelos de inspiração para a nossa vida - Práticas de criatividade em actividades que cruzam educação e relação com os elementos naturais e sua relevância no momento actual - Metodologias performativas na exposição de ideias e conceitos ligados ao ensino-aprendizagem
Observações
Pasta 30 ACD Separador 8
Formador
Maria Margarida Almeida Coelho Mestre
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-04-2023 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |