EXAME +, O QUE NOS DIZEM OS RELATÓRIOS TÉCNICOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA turma T1
Apresentação
Tendo em conta que a qualidade das classificações internas é pouco conhecida e havendo uma diversidade de razões para considerar que pode estar aquém do desejável, os resultados das avaliações externas podem ter um efeito moderador, contribuindo para melhorar a validade e a consistência das classificações realizadas no âmbito das escolas pelos seus professores. Importa pois, potenciar aspetos positivos da avaliação externa identificados, nomeadamente: -recolha de informação acerca do desempenho do sistema educativo para melhorar os processos de tomada de decisão; -constituir um meio relevante para proporcionar feedback de qualidade aos alunos, professores, gestores escolares, pais e encarregados de educação; -induzir práticas inovadoras de ensino e de avaliação; -contribuir para que os conteúdos constantes no currículo sejam efetivamente lecionados; -clarificar junto dos professores, das escolas e dos alunos as questões que são consideradas essenciais e fundamentais em cada um dos domínios do currículo; -e incentivar os alunos a estudar e a desenvolver os esforços necessários para aprender os conhecimentos e capacidades que estão previstas no currículo; Possibilitar, através da análise dos relatórios técnicos enviados às escolas, a estimulação do desenvolvimento de estratégias de melhoria de práticas pedagógicas com abrangência disciplinar e vertical.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Potenciar aspetos positivos da avaliação externa nas práticas pedagógicas através da análise dos relatórios técnicos enviados às escolas.
Conteúdos
Avaliação externa nas práticas pedagógicas através da análise dos relatórios técnicos enviados às escolas.
Observações
Pasta 30 ACD Separador 5
Formador
Paula Cristina Roseira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-05-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |