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PROJET’ARTE - RECURSOS EDUCATIVOS EM ARTES VISUAIS turma T1

Apresentação

Esta formação, constituída através de um conjunto de recursos educativos em Artes Visuais, apresenta uma metodologia integrativa e multidisciplinar que aplica a projeção de transparências e a observação direta de objetos e de imagens. Tem como finalidade, conduzir os alunos do ensino pré-escolar, do 1.ºciclo e do Ensino Especial para o enriquecimento das suas aprendizagens e desta forma, contribuir assim, para o Plano Estratégico da Recuperação das Aprendizagens, em vigor.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;.

Objetivos

De forma específica, os objetivos pretendem: • Estimular o conhecimento multidisciplinar das aprendizagens recorrendo a processos que invocam a curiosidade e a imaginação; • Promover as áreas da aquisição, da interpretação/ compreensão e da expressão através de recursos visuais; • Desenvolver competências motoras e a consciência do corporal; • Promover competências nos domínios pessoal e interpessoal. As estratégias pedagógicas para as atividades podem decorrer de temas específicos, pela indagação ou resolução de problemas, de forma lúdica, orientada para o desafio, procurando a representação de significados e narrativas, a partir da construção/observação de imagens e da experimentação de sensações, conjugando conhecimentos e promovendo a criatividade e as relações interpessoais.

Conteúdos

Abordagem centrada nos conteúdos curriculares das áreas expressivas artísticas, nomeadamente, os inscritos nas Orientações Curriculares do Ensino Pré-escolar e nas Aprendizagens Essenciais para o 1.º ciclo.

Metodologias

As estratégias pedagógicas para as atividades podem decorrer de temas específicos, pela indagação ou resolução de problemas, de forma lúdica, orientada para o desafio, procurando a representação de significados e narrativas, a partir da construção/observação de imagens e da experimentação de sensações, conjugando conhecimentos e promovendo a criatividade e as relações interpessoais.

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais/Articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória de Educação Artística — Artes Visuais; Dança; Expressão Dramática/Teatro e Música (2018). Lisboa: Direcção-Geral da Educação (DGE). Silva, Isabel Lopes da (Coord.) (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção-Geral da Educação (DGE).

Observações

Pasta 30 ACD Separador 3

Prioridade aos docentes do Agrupamento Pinheiro e Rosa

Formador

Maria João Rodrigues Pereira Jacinto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-04-2023 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 19-04-2023
Fim: 19-04-2023
Acreditação: Registo 276 CD nº36 28.02.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: EB 1 da Lejana ( 15.30-18.30)