PROJET’ARTE - RECURSOS EDUCATIVOS EM ARTES VISUAIS turma T1
Apresentação
Esta formação, constituída através de um conjunto de recursos educativos em Artes Visuais, apresenta uma metodologia integrativa e multidisciplinar que aplica a projeção de transparências e a observação direta de objetos e de imagens. Tem como finalidade, conduzir os alunos do ensino pré-escolar, do 1.ºciclo e do Ensino Especial para o enriquecimento das suas aprendizagens e desta forma, contribuir assim, para o Plano Estratégico da Recuperação das Aprendizagens, em vigor.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;.
Objetivos
De forma específica, os objetivos pretendem: • Estimular o conhecimento multidisciplinar das aprendizagens recorrendo a processos que invocam a curiosidade e a imaginação; • Promover as áreas da aquisição, da interpretação/ compreensão e da expressão através de recursos visuais; • Desenvolver competências motoras e a consciência do corporal; • Promover competências nos domínios pessoal e interpessoal. As estratégias pedagógicas para as atividades podem decorrer de temas específicos, pela indagação ou resolução de problemas, de forma lúdica, orientada para o desafio, procurando a representação de significados e narrativas, a partir da construção/observação de imagens e da experimentação de sensações, conjugando conhecimentos e promovendo a criatividade e as relações interpessoais.
Conteúdos
Abordagem centrada nos conteúdos curriculares das áreas expressivas artísticas, nomeadamente, os inscritos nas Orientações Curriculares do Ensino Pré-escolar e nas Aprendizagens Essenciais para o 1.º ciclo.
Metodologias
As estratégias pedagógicas para as atividades podem decorrer de temas específicos, pela indagação ou resolução de problemas, de forma lúdica, orientada para o desafio, procurando a representação de significados e narrativas, a partir da construção/observação de imagens e da experimentação de sensações, conjugando conhecimentos e promovendo a criatividade e as relações interpessoais.
Bibliografia
Aprendizagens Essenciais/Articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória de Educação Artística — Artes Visuais; Dança; Expressão Dramática/Teatro e Música (2018). Lisboa: Direcção-Geral da Educação (DGE). Silva, Isabel Lopes da (Coord.) (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção-Geral da Educação (DGE).
Observações
Pasta 30 ACD Separador 3
Prioridade aos docentes do Agrupamento Pinheiro e Rosa
Formador
Maria João Rodrigues Pereira Jacinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-04-2023 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |