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CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RUBRICAS NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM- AVALIAÇÃO ( DE E PARA AS APRENDIZAGENS) turma T1

Apresentação

No atual contexto de implementação do projeto do “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)” urge capacitar os docentes na operacionalização da avaliação pedagógica de e para as aprendizagens com recurso a rubricas como meio de efetivar uma avaliação criterial focada nas aprendizagens dos alunos. As rubricas de avaliação são procedimentos que visam apoiar a avaliação de uma grande diversidade de produções e desempenhos dos alunos e simultaneamente são excelentes auxiliares para ajudarem quer os alunos, quer os professores a avaliar a qualidade do que é necessário aprender e saber fazer.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Avaliação pedagógica - Natureza e fundamentos da avaliação pedagógica Enquadramento normativo Rubricas de avaliação Critérios de avaliação e descritores/níveis de desempenho Construção de rubricas e utilização em contextos de aprendizagem diferenciados e diversificados

Observações

Pasta 30 ACD Separador 2

Formador

Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-05-2023 (Sexta-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
Início: 12-05-2023
Fim: 12-05-2023
Acreditação: Registo 275 CD nº36 28.02.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Agrupamento de Escolas de Montenegro