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ABORDAGEM PEDAGÓGICA, DIDÁTICA E PRÁTICA AO TÉNIS ESCOLAR turma T2

Apresentação

O Ténis faz parte dos programas de Educação Física e é uma modalidade de grande aceitação no desporto escolar A utilização de metodologias de ensino totalmente adaptadas à realidade escolar, pressupõe um processo de ensino/aprendizagem simples e eficaz, que permita a qualquer aluno dominar os gestos básicos da modalidade. Pretendese principalmente ensinar através do jogo e permitir que o jogo seja uma componente da aula logo no início da aprendizagem. Esta ação tem por objectivo dotar os professores com a as competências necessárias para planear, organizar e executar aulas de Ténis no ambiente escolar, integradas ou não no programa curricular.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;.

Objetivos

- Dotar os formandos de competências práticas que lhes permitam adoptar procedimentos adequados para a exploração da prática do Ténis Escolar, permitindo-lhes desenvolver actividades pedagógicas e didácticas utilizando o formato a implementar na formação. - Tornar habitual a utilização desta atividade, de modo a que, nas planificações das actividades didáticas da Educação Física, os professores passem a inclui-la como prática para a realização de tarefas de ensino-aprendizagem.

Conteúdos

1.Caracterização do Ténis • Resumo histórico da modalidade e sua implantação no meio escolar, descriminando estratégias conseguidas e menos conseguidas; • Exigências técnicas do Ténis 2. Metodologia Específica • Níveis de ensino no Ténis; • Material adaptado e sua organização no meio escolar; 3. Estratégias de Implementação 4. Avaliação Final

Modelo

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se em duas dimensões. A primeira relaciona-se com o percurso e o trabalho dos formandos ao longo do curso de formação, sendo considerado o nível de participação nas sessões e a realização das atividades propostas.

Observações

PASTA - Nº 19-2020 Separador 6 T1 PASTA - Nº 27-2023 Separador 5 T2

3 e 4 de março, 16, 27 e 30 junho, 1,3,4 e 5 julho 03/03/2023 - 18h30-20h30 04/03/2023 - 09h00-12h00 17/06/2023 - 15h00-17h00 27/06/2023 - 16h00-18h00 30/06/2023 - 17h00-20h00 01/07/2023 - 09h00-12h00 03/06/2023 - 17h00-20h00 04/07/2023 - 09h00-12h00 05/07/2023 - 09h00-13h00

Formador

João António Lourenço Dias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-03-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
2 04-03-2023 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
3 16-06-2023 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 27-06-2023 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
5 30-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 01-07-2023 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
7 03-07-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
8 04-07-2023 (Terça-feira) 09:00 - 11:30 2:30 Presencial
9 05-07-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
Início: 03-03-2023
Fim: 05-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-107849/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Ag. João de Deus