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PENSAMENTO COMPUTACIONAL - PROGRAMAÇÃO NA PLATAFORMA UBBU turma T1

Apresentação

A introdução ao pensamento computacional e ao ensino da programação em contextos escolares do ensino básico e em especial do 1º ciclo poderá ser potenciada se algumas condições forem observadas nomeadamente a existência de uma visão estratégica acerca do papel das tecnologias de informação e comunicação, a existência de infraestruturas de rede e equipamentos disponíveis nas escolas, a formação e o envolvimento dos professores e das lideranças das escolas e agrupamentos de escola e ainda a existência de referenciais curriculares explícitos e claros para todos os intervenientes. O desafio de atualizar os espaços curriculares que possam acolher os saberes associados ao pensamento computacional, à programação e à ciência da computação na educação básica em Portugal, de forma a assegurar que todas as crianças tenham a oportunidade de aprender de forma apropriada ao seu desenvolvimento, em contextos ricos de ideias e de oportunidades (e recursos) para se desenvolverem, sem que tal tenha carácter obrigatório, nesta fase, reservando para os níveis de escolaridade mais avançados propostas de maior fôlego teórico e prático das ciências da computação, em consonância com os percursos profissionais e vocacionais ou de prosseguimento dos estudos dos alunos, ainda que o carácter transversal do pensamento computacional possa ser bastante útil a todos. Desafios da introdução ao pensamento computacional e á programação no 1º ciclo do ensino básico: racionalizar, valorizar e atualizar in Aprendizagem, TIC e Redes Digitais, [Textos do Seminário realizado no CNE a 6 de abril de 2016] A ubbu, plataforma digital que ensina programação nas escolas a crianças dos 6 aos 12 anos, vai disponibilizar, de forma gratuita, acesso à sua plataforma para uso remoto em casa. A empresa portuguesa junta-se a outras plataformas mundiais de software que têm anunciado iniciativas para minimizar o impacto na educação e na sociedade, na sequência do encerramento forçado de escolas pelo Coronavírus. Para que o ensino em regime remoto seja facilmente adotado, a ubbu criou conteúdos para as escolas, pais e alunos, com ferramentas e instruções especialmente dedicadas a esta realidade.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

Identificar os conceitos básicos de programação; Refletir e explorar os conceitos associados ao pensamento computacional; Refletir sobre a articulação entre os conteúdos essenciais e a utilização de ferramentas de apoio à aprendizagem dos alunos; Desenvolver competências de utilização da plataforma ubbu em contexto de aula com os alunos; Refletir e explorar os recursos disponibilizados na plataforma ubbu

Bibliografia

Canavarro, A.P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L.,Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques,P., & Espadeiro, G.. Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico. ME-DGE. https://www.dge.mec.pt/noticias/aprendizagens-essenciais-de-matematica.

Observações

Pasta 30 ACD Separador 1

Formador

Mário Luís Rodrigo Miguel

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-03-2023 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
Início: 13-03-2023
Fim: 13-03-2023
Acreditação: Registo 270 CD nº36 28.02.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: on line TEAMS - entre as 16h e as 19h