O PADEL NO DESPORTO ESCOLAR turma T1
Apresentação
Em parceria com a Direção Geral de Educação e a Federação Portuguesa de Padel, esta formação terá grande impacto na melhoria dos conhecimentos e das competências dos Professores de Educação Física, capacitando-os para desenvolverem em contexto esta modalidade desportiva com enorme interesse para os alunos. Pretende-se que os docentes explorem propostas metodológicas atuais no ensino e treino do Padel em contexto escolar, com impactes no desenvolvimento profissional e pessoal bem, como nas aprendizagens dos alunos Sublinha-se neste curso que o Padel faz recurso a um conjunto de técnicas diversificadas, discutindo-as e praticando-as, dando relevância em particular às relativas aos skills básicos que poderão ser transferidos para muitas outras práticas desportivas, permitindo o desenvolvimento integral das crianças e jovens.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
Proporcionar aos professores um instrumento pedagógico de grande valor, assegurando conhecimentos específicos da modalidade, para garantir uma lecionação com qualidade tanto a nível das aulas curriculares de Educação Física como no Desporto Escolar. Pretende-se que os Professores: Conheçam as regras básicas do Padel Identifiquem a terminologia específica Conheçam os gestos técnicos específicos de base Conhecer os princípios do jogo; diferenciando as zonas e os princípios táticos inerentes a cada uma delas Apropriem formas jogadas simplificadas, conhecendo metodologias específicas para o ensino e treino da modalidade nos escalões mais jovens Dominem as movimentações específicas básicas do jogo formal
Conteúdos
- Enquadramento Geral (2h) o Enquadramento do aparecimento da modalidade o História da Modalidade no Mundo o História da modalidade em Portugal • Caraterização do jogo • Principais regras do Jogo • Terminologia específica • O projeto do Padel Escolar - Introdução à Metodologia de Ensino(16h) . Progressões de ensino para as principais técnicas e respetivas componentes táticas específicas. . Posição de Espera . Gesto Técnico da Direita . Gesto Técnico de esquerda . Gesto Técnico do Serviço . O Balão . Os ressaltos na Parede . Gesto Técnico do Voley de Direita . Gesto Técnico de Voley de Esquerda . Gesto Técnico da Bandeja - Conhecer os princípios do Jogo (3h) . Situações defensivas . Situações ofensivas . Situações de Jogo - ÉTICA E VALORES NO PADEL(4h) .na perspetiva do: . Praticante . Professor . Encarregado de Educação
Metodologias
O curso foi concebido e organizado para ser desenvolvido em regime B-learning, através de sessões online (síncronas e assíncronas) e autoaprendizagem, com recurso a uma plataforma de E-learning e sessões presenciais, destinadas a sessões práticas. Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning Formação Síncrona através de videoconferências, chats, entre outros. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre. Formação Assíncrona com suporte em e-mail, fóruns, fóruns, provas/testes, podendo o formando estudar quando quiser, flexibilizando e gerindo as aprendizagens de acordo com a sua disponibilidade, fomentando a pro-atividade. Para além das sessões presenciais práticas, realizando transições entre a teoria e a prática, o formando terá acesso a baterias de exercícios/casos práticos, de textos, formulação de perguntas ao formador com respetivo feedback por e-mail/ ou sistema de mensagens e outras ferramentas de feedback
Avaliação
A avaliação dos formandos foca a participação nas sessões presenciais e online, bem como a realização um trabalho final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas, bem como uma reflexão crítica escrita. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Modelo
PASTA - Nº 27-2023 Separador 7
Bibliografia
Manual do Treinador de Padel - nível 1 – Federação Portuguesa de Padel Documentos e conteúdos da Federação Internacional de Padel -http://www.padelfip.com Documentos de conteúdos do site da Federação Portuguesa de Padel - www.fppadel.pt Documento do PNED-Plano Nacional da Ética Desportiva- www.pned.pt
Observações
Critérios de Seleção: Prioridade 1. Professores de Educação Física responsáveis por grupo/equipa de Padel da DSR do Algarve, que ainda não realizaram o Nível 1; Prioridade 2. Professores de Educação Física que já realizaram a ACD de Padel; Prioridade 3. Professores de Educação Física
Formador
Paulo Jorge Sequeira Sanches
Luís Miguel Pinto de Matos Branco
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-02-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 02-02-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 03-02-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 04-02-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 04-02-2023 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 06-02-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 07-02-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |