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MATEMÁTICA E PYTHON COM A CG50- NÍVEL 1 turma T1

Apresentação

Segundo as Aprendizagens Essenciais de Matemática A, “Desde o início do ensino secundário, a tecnologia deve ser usada de forma crítica e inteligente contribuindo para o desenvolvimento de novas competências associadas à área da programação que, nalguns países, estão já integradas nos programas de Matemática” (ME, 2018, p.3). A linguagem Python é uma das mais populares e mais usadas em todo o mundo no ensino da programação, com aplicações em muitas áreas da Matemática. Esta acão destina-se a dotar os professores de competências básicas em programação para que possam usar a linguagem Python nas suas práticas de ensino da matemática. O Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática considera esta formação atual e importante para o seu plano de formação.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

• Conhecer os elementos básicos da programação em linguagem Python na calculadora gráfica. • Reconhecer a utilidade da programação na resolução de problemas matemáticos. • Criar pequenos programas relacionados com conteúdos das disciplinas de Matemática, usando a calculadora gráfica. • Interpretar e corrigir erros nos programas. • Elaborar recursos educativos, integrados curricularmente, que visem a utilização da programação em linguagem Python na sala de aula de matemática.

Conteúdos

Apresentação da formação, da metodologia, dos recursos e dos critérios de avaliação. Definição de um cronograma de entrega de trabalhos e relatório. • Utilização do Menu Python da calculadora gráfica. • Compreensão e aplicação de elementos básicos de programação, nomeadamente, tipo de dados, variáveis, leitura de dados e escrita de dados. • Análise e correção de erros. • Utilização de estruturas condicionais. • Utilização de estruturas repetitivas. • Utilização de funções. • Criação de pequenos programas em Python relacionados com conteúdos matemáticos. • Resolução de tarefas. • Apresentação dos trabalhos. • Reflexão acerca do trabalho desenvolvido ao longo da ação. • Avaliação da ação.

Metodologias

Sessões de trabalho teórico-práticas, estando previstas 8 horas teóricas (2h na sessão 1 e 1h30min em cada uma das sessões síncronas 3, 5, 7 e 9) e 17 horas práticas, sendo 3 horas de apresentação dos trabalhos e/ou reflexão sobre a ação de formação. Nas sessões síncronas o formador fornece aos formandos um guião teórico sobre um conceito relacionado com programação em Python com a calculadora gráfica. Seguidamente, os formandos fazem uma leitura pessoal do guião e copiam os programas designados por “Exemplo” de modo a integrar os conceitos e aprender a escrever, respeitando a sintaxe. Por último, os formandos resolvem uma tarefa teórico-prática, acompanhada de uma proposta de resolução, em que devem criar um programa que realize um determinado procedimento matemático. Nas sessões assíncronas, os formandos resolvem uma ou duas tarefas teórico-práticas, acompanhadas de uma proposta de resolução. Para além disso, resolvem uma tarefa prática sem proposta de resolução.

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração critérios e ponderações aprovados no Centro de Formação. Os critérios sobre os quais incidirá a avaliação dos formandos são: ● 30% participação e envolvimento dos formandos; realização das tarefas propostas. ● 70% produção de trabalhos e/ou materiais; reflexão crítica/memória final de acordo com o documento orientador fornecido pelo formado

Bibliografia

COSTA, Ernesto (2015). Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas. FCA – Editora de Informática, Lda. Lisboa MARTINS, João P. (2012). Programação em Python: Introdução à Programação utilizando múltiplos paradigmas. IST – Instituto Superior Técnico. Lisboa. MELO, wendel (agosto 2020). IUP – Introdução ao Universo da Programação com Python. Disponível em http://www.facom.ufu.br/~wendelmelo/meu_material/introducao_programacao_python_wendel_melo.pdf MARCONDES, GuilhermeA. Barucke (2018).– Matemática com Python: Um guia prático. Novatec Editora. São Paulo. BODIN, Arnaud (abril 2019). Python au lycée – Tome I: Algorithmes et programmation.Version 1.03, Livres Exo7.

Observações

PASTA - Nº 2-2022/23 Separador 7 - Candidatura ...000049

Formador

Manuel João Amaral Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-01-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 16-01-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
3 18-01-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 23-01-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
5 25-01-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 30-01-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
7 01-02-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 06-02-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
9 08-02-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 06-03-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
11 08-03-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 11-01-2023
Fim: 08-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118680/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None