II º CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS 20/21 - QUESTÕES DE ESCRITA ESCOLAR PARA EXPRESSÃO DE CONHECIMENTOS E APRENDIZAGENS turma T1
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos grupos 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260, 290, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560, 600, 610, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260, 290, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560, 600, 610, 620.
Objetivos
Promover a discussão e a reflexão acerca da escrita, envolvendo os docentes e as equipas pedagógica na construção de instrumentos avaliativos.
Conteúdos
• A escrita nas diferentes atividades escolares • A escrita enquanto instrumento de diagnóstico, de avaliação e de certificação de conhecimento e aprendizagens • A produção escrita relacionada com o conhecimento, com o currículo e com sucesso escolar • Uso do verbo explicar e os diferentes sentidos associados ao seu emprego, em contexto escolar avaliativo • Identificação de problemas de uso referentes à expressão e à compreensão de enunciados construídos com o verbo explicar
Anexo(s)
Observações
duas sessões de 3h
Formador
Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-11-2020 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |