AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA - CRITÉRIOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO NA AVALIAÇÃO POR DOMINIOS DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS turma T1
Apresentação
No âmbito dos normativos em vigor, a avaliação pedagógica assume-se como uma dimensão intrínseca ao processo de ensino-aprendizagem-avaliação e como um motor de mudança de práticas pedagógicas diferenciadas e adaptadas a múltiplos contextos de aprendizagem. Neste sentido, a avaliação pedagógica assente em critérios e com descritores dos níveis de desempenho promove a transparência e a credibilidade de um processo no qual acredita-se que todos os alunos podem aprender. A avaliação criterial permite distribuir feedback de elevada qualidade a todos os alunos, quer a nível da avaliação formativa (enquanto modalidade principal da avaliação), quer a nível da avaliação sumativa. A atribuição das classificações no final do período é processo inerente à certificação da qualidade das aprendizagens e envolve os procedimentos previstos nas Portarias: n.o 223-A/2018 de 3 de agosto, n.o 226-A/2018 de 7 de agosto, n.o 235-A/2018 de 23 de agosto; e n.o 229-A/2018 de 14 de agosto.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
- Avaliação pedagógica – Conceitos e operacionalização da avaliação; -Avaliação criterial – potencialidades no sucesso de qualidade dos/as alunos/as; - Critérios e descritores de desempenho – clarificação conceptual; - Avaliação por domínios das aprendizagens essenciais e atribuição das classificações/menções finais do período; - Práticas pedagógicas em diferentes contextos de aprendizagem no âmbito da escola inclusiva – reflexão.
Observações
Pasta 29 ACD Separador 24
Formador
Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-11-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 28-11-2022 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |