341

POTENCIALIDADE DO FEEDBACK NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO turma T1

Apresentação

No atual contexto de implementação do projeto do “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)” urge capacitar os docentes na operacionalização da avaliação pedagógica de e para as aprendizagens. A distribuição criteriosa de feedback desempenha um papel determinante, pois é através dele que o aluno pode compreender as suas dificuldades, assim como o que sabe e é capaz de fazer, promovendo desta forma o seu envolvimento no processo de aprendizagem e avaliação. Neste sentido, importa compreender a importância estratégica do feedback de qualidade no processo de ensino-aprendizagem-avaliação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

O feedback como ferramenta pedagógica na aprendizagem dos alunos • Feedback positivo ou de qualidade • Componentes do feedback: feed up, feed back e feed forward Exemplos práticos de feedback positivo e reflexão

Observações

Pasta 29 ACD Separador 19

Formador

Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-01-2023 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 18-01-2023
Fim: 18-01-2023
Acreditação: Registo 249 CD nº36 28.02.2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Sec. Dr. Francisco Fernandes Lopes - 15h:30m/18:30m