POTENCIALIDADE DO FEEDBACK NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO turma T1
Apresentação
No atual contexto de implementação do projeto do “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)” urge capacitar os docentes na operacionalização da avaliação pedagógica de e para as aprendizagens. A distribuição criteriosa de feedback desempenha um papel determinante, pois é através dele que o aluno pode compreender as suas dificuldades, assim como o que sabe e é capaz de fazer, promovendo desta forma o seu envolvimento no processo de aprendizagem e avaliação. Neste sentido, importa compreender a importância estratégica do feedback de qualidade no processo de ensino-aprendizagem-avaliação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
O feedback como ferramenta pedagógica na aprendizagem dos alunos • Feedback positivo ou de qualidade • Componentes do feedback: feed up, feed back e feed forward Exemplos práticos de feedback positivo e reflexão
Observações
Pasta 29 ACD Separador 19
Formador
Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-01-2023 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |